sexta, 04 de outubro de 2024
Saúde

Pesquisa da UFSCar avalia impacto da dor no ombro na realização de atividades diárias

Resultados podem auxiliar no direcionamento terapêutico mais eficaz

08 Mai 2023 - 12h32Por Assessoria
Pesquisa da UFSCar avalia impacto da dor no ombro na realização de atividades diárias -

Uma pesquisa de mestrado em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está buscando voluntários que tenham dor no ombro para identificar se ela modifica o padrão de movimento durante a realização de atividades funcionais. O estudo é realizado por Isabella Cabrini, sob orientação de Natalia Duarte Pereira e co-orientação de Melina Nevoeiro Haik, docentes do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.

De acordo com Cabrini, a melhor compreensão do comportamento motor do ombro durante a realização de atividades funcionais permitirá a identificação de incoordenações que possam ser condizentes com as incapacidades funcionais relatadas por pacientes.

A pesquisa vai analisar o movimento do ombro em cinco atividades diárias: simular a limpeza de uma janela, colocar um copo na prateleira, carregar uma sacola de compras, escovar o cabelo e lavar as costas. As análises serão realizadas com apenas uma visita ao Laboratório de  Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro da UFSCar, com pessoas que já têm dor na articulação.

A pesquisadora aponta que, a partir da identificação das alterações no comportamento motor do ombro durante a realização de atividades da via diária, "será possível um direcionamento terapêutico mais correto e eficaz no momento do tratamento, de acordo com o objetivo específico de cada paciente".

Pessoas interessadas em colaborar com o estudo, podem entrar em contato com a pesquisadora pelo e-mail  isabella.cabrini95@gmail.com e pelo Whatsapp (16) 99626-2264 até o mês de junho.

Todos os participantes receberão uma cartilha com exercícios e orientações que ajudam a minimizar a dor no ombro. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da UFSCar (CAAE: 63256222.3.0000.5504).
 

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