quarta, 10 de agosto de 2022
Saúde

Parceria entre prefeitura e governo do estado viabiliza mutirão com 201 cirurgias de catarata

25 Jun 2022 - 15h57Por Redação São Carlos Agora
Cirurgia de catarata - Crédito: divulgaçãoCirurgia de catarata - Crédito: divulgação

A Prefeitura de São Carlos e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, viabilizaram um mutirão para execução de cirurgias eletivas de catarata. Ao todo, neste sábado (25/06), serão atendidos 201 munícipes que já foram encaminhados para a realização dos procedimentos oftalmológicos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense.

Desde a primeira quinzena de junho, a Secretaria Municipal de Saúde começou a fazer contato telefônico com os pacientes cadastrados e que se enquadravam na fila cronológica de cirurgia, orientando quanto ao encaminhamento para a realização do procedimento. Estes pacientes fizeram exames pré-operatórios em um primeiro momento e, depois, foram convocados para a cirurgia.

Como os procedimentos cirúrgicos serão realizadas em Américo Brasiliense, já que o AME é um órgão estadual, a Prefeitura de São Carlos está disponibilizando transporte gratuito com acompanhante para todos os pacientes, abrangendo um total de quatro veículos à disposição dos contemplados. Outras pessoas, por opção própria, receberão reembolso parcial dos gastos com locomoção, conforme determinado na Portaria Municipal SMS Nº 20/2019, já que preferiram se dirigir por meios próprios à cidade prestadora do serviço.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Jôra Porfírio, a parceria com o Governo do Estado será benéfica ao município em diversos planos, como, prioritariamente, a promoção do bem-estar à população e também quanto a possibilidade de canalizar recursos para outras demandas, haja vista a economia aos cofres municipais que será feita através deste acordo.

“Esperamos amortizar a fila de catarata do município em cerca de 20% apenas com este mutirão e, mais que isso, proporcionar vida digna às pessoas assistidas. Enfrentamos um período muito crítico com a pandemia, em que houve a impossibilidade de realização de cirurgias eletivas SUS em todo o país e gerou-se uma demanda represada relevante aos serviços de saúde, mas, com o apoio do prefeito Airton Garcia, iniciamos esta retomada dos procedimentos já observando as demandas e prioridades de momento”, comenta a secretária.

Jôra Porfírio, garantiu, ainda, que outras importantes conquistas circundantes à saúde são-carlense também devem se concretizar em breve, abrangendo, inclusive, a questão das cirurgias eletivas.

“O convênio referente ao contrato de cirurgias com a Santa Casa está em fase de finalização e pretendemos, mediante o andamento dos trâmites legais, iniciar sua execução já nas próximas semanas. Além disso, também estamos estudando outras iniciativas dentro e fora de São Carlos e que beneficiarão uma quantidade expressiva de munícipes que aguardam pela realização de cirurgias”, acrescenta a secretária.

É importante que aquelas pessoas que aguardam pela convocação de cirurgias eletivas das mais diversas especialidades e estão com o telefone desatualizado entrem em contato com a própria SMS a fim de manter seu cadastro em dia, seja por meio do telefone 3362-1350 ou presencialmente na avenida São Carlos, 947, no Centro.

Leia Também

Últimas Notícias