sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Paladar infantil em adultos: esse hábito tem cura

Nutricionista do Sistema Hapvida afirma que é possível adaptar o paladar, garantido mais qualidade de vida

17 Ago 2022 - 17h52Por Redação São Carlos Agora
Sonalle Carolina, nutricionista do Sistema Hapvida - Crédito: divulgaçãoSonalle Carolina, nutricionista do Sistema Hapvida - Crédito: divulgação

Se você é do tipo que recebe um convite para jantar fora e não se sente muito animado, perguntando de cara qual o cardápio, pode ser que você não seja apenas seletivo, mas tenha o paladar infantil.

Isso significa que possui preferência por alguns alimentos, normalmente calóricos e pobres em nutrientes, evitando conhecer novos sabores. E entre os preferidos estão os doces e as frituras, que são saborosos, porém podem ocasionar problemas de saúde ao longo da vida.

Segundo a nutricionista Sonalle Carolina, do Sistema Hapvida, a disponibilidade de alimentos saudáveis deve ser estimulada desde cedo, ainda durante a introdução alimentar. 

“A criança deve ter variedade de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes, raízes e cereais, para que na fase adulta não os rejeite. Então, muito do paladar infantil em um adulto está relacionado a essa fase da vida”, explica.

A nutricionista cita ainda um outro problema da intolerância alimentar: o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (Tare), que se caracteriza pela rejeição devido à cor, consistência e sabor de alguns alimentos. 

“O adulto tem dificuldade de se alimentar devido a essa rejeição. E é necessária a avaliação profissional para saber se há riscos para a saúde, como diabetes, hipertensão, úlcera e gastrite”, afirma Sonalle.  

Assim, de acordo com ela, uma equipe multiprofissional (formada por endocrinologistas e nutricionistas) poderá diferenciar qual o problema em questão para, desta forma, auxiliar na introdução de produtos mais saudáveis.

Leia Também

Últimas Notícias