sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Novo Pronto Atendimento da Santa Casa começa a funcionar

03 Ago 2020 - 18h38Por Da Assessoria de Imprensa
Fachada do novo Pronto Atendimento da Santa Casa aberto nesta segunda-feira – Foto: Assessoria Santa Casa - Crédito: DivulgaçãoFachada do novo Pronto Atendimento da Santa Casa aberto nesta segunda-feira – Foto: Assessoria Santa Casa - Crédito: Divulgação

O novo Pronto-Atendimento da Santa Casa começou a funcionar nesta segunda-feira (3/8). O novo serviço foi montado onde antes ficava o Centro de Campanha. A partir de agora, os pacientes que procurarem por atendimento médico, vão ser direcionados para essa nova “porta de entrada”. O acesso ao Pronto-Socorro agora só é permitido apenas a ambulâncias autorizadas. A reestruturação está sendo feita, para que 8 novos leitos de UTI Adulto COVID possam ser colocados em funcionamento dentro do Pronto-Socorro da Santa Casa.

Nesta nova unidade de Pronto-Atendimento, foram montados 2 consultórios, 2 salas de observação, 1 sala de procedimentos, 1 sala de emergência, 1 sala de triagem e um espaço amplo para recepção, onde vão ser atendidos os casos menos graves.  No Pronto-Socorro, vão ser atendidos os pacientes mais graves (vítimas de acidente ou com sintomas de AVC, por exemplo), trazidos pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros. As duas unidades passam a compor o Serviço Médico de Urgência da Santa Casa. 

Da esquerda para direita: Paulo Sóla, coordenador do SMU da Santa Casa; Marcos Palermo, secretário de saúde de São Carlos; e Vitor Marim, diretor técnico da Santa Casa em uma das salas de observação do novo PA – Foto: Assessoria Santa Casa

Importante ressaltar, que os pacientes com sintomas respiratórios vão ser direcionados para as UPAs e UBS, até que o ginásio Milton Olaio Filho fique pronto para fazer esses atendimentos.“Nós estamos preparando um atendimento especializado, em um Centro Especializado de Tratamento ao COVID, no Ginásio Milton Olaio Filho. Então, o paciente com sintoma respiratório passará a ser atendido nesse novo espaço, para que ele não fique ‘rodando na rede’, contaminando outros pacientes ou os profissionais de saúde. O novo Centro deve começar a funcionar em 20 dias”, explica o secretário de saúde, Marcos Palermo. 

Com essas mudanças, segundo o diretor técnico da Santa Casa, o infectologista Vitor Marim, a previsão é que os 8 novos leitos de UTI comecem a funcionar até o fim do mês. “O nosso grande problema agora é conseguir encontrar os profissionais de saúde no mercado. Para conseguir colocar os 8 novos leitos de UTI COVID em funcionamento, precisamos contratar enfermeiros e técnicos de enfermagem. Então, a nossa expectativa é de que consigamos abrir essas novas vagas de UTI COVID até o fim do mês”, explica.

O MOTIVO DAS ALTERAÇÕES

Toda essa reestruturação está sendo feita, para que 8 novos leitos de UTI Adulto COVID possam ser colocados em funcionamento dentro do Pronto-Socorro da Santa Casa. Hoje, o hospital conta com 10 leitos de UTI na ALA COVID (no dia 19/7, o hospital colocou 
2 leitos de UTI COVID em funcionamento na ALA COVID, com autorização da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Regional de Saúde de Araraquara. Isso foi feito porque, naquele dia, 10 pacientes precisaram de internação em leitos de UTI COVID. 

ENTENDA O CASO

No dia 2 de julho, a Câmara de Vereadores convocou uma audiência pública para discutir sobre a instalação dos novos leitos de UTI Adulto COVID na Santa Casa. 

Na ocasião, o diretor clínico da Santa Casa, Flávio Guimarães, explicou que para colocar os novos leitos em funcionamento o mais rapidamente possível, o espaço mais adequado seria a Sala Verde do Pronto-Socorro da Santa Casa, por já possuir uma estrutura pronta para abrigar leitos de UTI, como rede de oxigênio e rede de ar. No entanto, para que essa NOVA ALA COVID pudesse ser usada, somente os casos mais graves, de alta complexidade, deveriam passar a ser direcionados para a Santa Casa. “Isso porque não seria possível atender em um mesmo espaço, pacientes de baixa complexidade que poderiam ser atendidos em outras unidades (como as UPAs e Unidades Básicas de Saúde) e pacientes com suspeita de COVID. Porque isso colocaria em risco a saúde de quem procurou o hospital por outras doenças”, afirmou o diretor clínico. 

O Secretário de Saúde, Marcos Palermo, e outros representantes da saúde, por outro lado, 
relataram que as UPAs não tinham estrutura para absorver os atendimentos feitos hoje na Santa Casa. Por isso, a Santa Casa propôs abrir uma unidade de pronto atendimento dentro do hospital. 

UTI PEDIÁTRICA COVID

 A nova UTI Pediátrica e Neonatal COVID conta com 6 leitos para atendimento SUS – Foto: Assessoria Santa Casa 

A nova UTI Pediátrica e Neonatal COVID, a primeira Ala do SUS exclusiva para atendimento a bebês e crianças com suspeita ou diagnosticadas com COVID -19 de São Carlos, também começa a funcionar na segunda-feira (3/8). 

Para montagem dessa nova ala, a Santa Casa também reestruturou o atendimento de 
terapia intensiva infantil. 

A UTI Neonatal Geral foi remanejada para um novo espaço e continua com 5 leitos. A UTI Pediátrica Geral foi montada no espaço onde ficava a UTI Neonatal e permanece com 5 leitos. E a ALA COVID Infantil foi montada onde antes ficava a UTI Pediátrica Geral, com 3 leitos COVID para crianças e outros 3 leitos COVID para bebês. 

SERVIÇO: 

REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO NA SANTA CASA

PRONTO-ATENDIMENTO
(Antigo Centro de Campanha)
Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 535 (ao lado da Portaria 2)

PRONTO-SOCORRO 
(Antigo SMU)
Entrada somente permitida para ambulâncias autorizadas

ALA COVID INFANTIL
3 leitos pediátricos COVID
3 leitos neonatal COVID

 

 


 

Leia Também

Últimas Notícias