quinta, 18 de abril de 2024
Cuidados antes e depois do parto

Maternidade da Santa Casa realiza primeiro curso para gestantes em Sao Carlos

27 Jan 2020 - 06h34Por Redação
Maternidade da Santa Casa realiza primeiro curso para gestantes em Sao Carlos - Crédito: Daniele Merola Crédito: Daniele Merola

A Maternidade da Santa Casa de São Carlos realizou neste sábado, 25, a primeira edição do Curso para Gestantes. Além de receber informações sobre cuidados antes e depois do parto e sobre a estrutura do hospital, as gestantes puderam participar de uma oficina de Pintura na Barriga.

“Estava com muitas dúvidas por ser a minha primeira gestação. Mesmo com tantas informações que a internet nos oferece, tenho buscado referências mais confiáveis para o dia do meu parto.  Estou muito satisfeita com todo conhecimento que o curso me proporcionou hoje”, afirma a participante Marcela Camila Bertolini, grávida de 32 semanas.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade, Eliane Sansão, explica que a ideia do curso é capacitar as mães para que elas estejam mais preparadas no dia do parto: “o curso atendeu às nossas expectativas. O objetivo é criar um vínculo antes do processo de internação para que as mães tirem todas as dúvidas, conheçam a equipe e a estrutura da Maternidade. Aproveito pra agradecer a presença de todas e o apoio do nosso patrocinador, Fraldário Bebê Sequinho”.

Um dos temas abordados durante o curso foi o cuidado com a saúde bucal durante a gestação. A gestante deve procurar o dentista e fazer os tratamentos preventivos. Segundo a Odontopediatra, Juçaira Giusti, “esses cuidados também ajudam na saúde dos dentes do bebê”.

Para fazer o Curso para Gestantes, é preciso ter participado do Projeto Vincular, que nada mais é que uma visita à Maternidade para conhecer a estrutura e a equipe do hospital, formada por ginecologistas, obstetras, pediatras, doulas, enfermeiras obstetras e obstetrizes. O projeto existe desde 2017.

Segundo a coordenadora da Maternidade, Bruna Parreira, “tanto o Projeto Vincular quanto o Curso para Gestantes fazem parte de uma política preconizada pelo Ministério da Saúde, para fazer com que a gestante se sinta acolhida e conheça os profissionais que vão cuidar dela durante o parto. Promover todas essas atividades faz com que essa futura mamãe se aproxime mais da gente e crie esse vínculo com o hospital”.

Ao todo, vão ser realizados quatro encontros, sempre no último sábado do mês. No próximo, em fevereiro, a oficina é sobre Manejo da Dor. A equipe da Maternidade vai falar sobre os métodos para amenizar a dor com o uso de medicamentos e também sobre técnicas sem remédios como a bola, banhos terapêuticos e as posições durante o parto.

Em março, quem participar do curso, vai poder fazer a Barriga de Gesso e levar de recordação para casa.

E em abril, as gestantes vão receber orientações para depois do parto, como dar banho no bebê, limpeza do umbigo e dicas de amamentação.

“Hoje, tive uma ideia de como vai ser no dia do parto e o que vou passar. O curso foi muito importante, esclareceu muitas dúvidas, inclusive, foram apresentadas informações que eu nem imagina que poderia precisar no dia do parto. Indico pra todas gestantes, isso faz toda diferença e mostra um outro lado que as mães ainda não conhecem”, ressalta Mariana Taglialatela Pedrici, participante do curso, grávida de 29 semanas.

SERVIÇO

CURSOS DE GESTANTE

29 DE FEVEREIRO – MANEJO DA DOR

14H ÀS 18H

28 DE MARÇO – BARRIGA DE GESSO

14H ÀS 18H

25 DE ABRIL – CUIDADOS PÓS-PARTO

14H ÀS 18H

PROJETO VINCULAR

VISITAS ÀS TERÇAS – 20H

VISITAS ÀS QUARTAS – 14H

PARA PARTICIPAR, É SÓ LIGAR (16) 3509-1315, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 7H ÀS 16H.

Leia Também

Últimas Notícias