quinta, 28 de março de 2024
Saúde

Cidades próximas de São Carlos registram casos da varíola dos macacos

14 Jul 2022 - 16h06Por Redação São Carlos Agora
Monkeypox Vírus - Crédito: stefamerpik/Free PikMonkeypox Vírus - Crédito: stefamerpik/Free Pik

Quatro casos da varíola dos macacos foram confirmados em Ribeirão Preto e Sertãozinho, cidades próximas de São Carlos. São dois registros em cada um dos municípios. 

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto informou que dois casos da varíola foram confirmados na cidade até o momento. Na ocasião, os pacientes são dois homens jovens, com identidades não reveladas.

Os pacientes estão bem, segundo o secretário de Saúde da cidade, José Carlos Moura, e são acompanhados. Eles também estão isolados em seus domicílios. 

Já em Sertãozinho, que fica logo ao lado de Ribeirão Preto, o primeiro caso da varíola foi registrado na quinta-feira (7). Foi o primeiro na região. O paciente de 30 anos teria contraído a doença fora da cidade e buscado atendimento em uma unidade de saúde depois de apresentar sintomas. Amostras foram coletadas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, que analisou e fez a confirmação. Um segundo caso foi notificado nesta quarta-feira (13). 

Sintomas e transmissão

A varíola dos macacos tem como sintomas febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular, calafrios e exaustão, que duram de duas a quatro semanas. A doença normalmente é evidenciada a partir do surgimento de lesões na pele. 

A transmissão pode ocorrer a partir do contato com um animal ou humano infectado. 

(Araraquara Agora)

Leia Também

Últimas Notícias