quinta, 18 de abril de 2024
Saúde

Caic alerta para diagnóstico precoce da tuberculose

O aumento da mortalidade pela doença é de 13%, de acordo com a OMS.

23 Mar 2021 - 19h34Por Redação São Carlos Agora
Pulmão tuberculose - Crédito: divulgaçãoPulmão tuberculose - Crédito: divulgação

No Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, data proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar atenção sobre a doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde, o Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), órgão da Secretaria de Saúde de São Carlos, chama atenção para a importância do diagnóstico precoce da infecção.

Segundo Daniela Falcão, enfermeira do CAIC e responsável pelo Programa de Tuberculose, em São Carlos 31 pacientes estão em tratamento com tuberculose ativa (quando a doença está ativamente produzindo sintomas e pode ser transmitida para outras pessoas) e 32 com tuberculose latente (quando a pessoa está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas). “A doença tem tratamento, se a pessoa está com tosse por mais de duas semanas, cansaço, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite, deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família e solicitar para fazer o exame de escarro para diagnóstico da tuberculose. Se tiver a doença, o paciente é encaminhado para tratamento aqui no CAIC”, informa a enfermeira, lembrando que devido a pandemia de COVID-19 também é necessário antes fazer o teste para o novo coronavírus.

Estima-se que houve redução mundial de 25% de testes diagnósticos para tuberculose desde o início da pandemia. O aumento da mortalidade pela doença é de 13%, de acordo com a OMS.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

O CAIC São Carlos está localizado na avenida São Carlos, nº 3.392. Outras informações sobre os testes podem obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.

Leia Também

Últimas Notícias