quinta, 25 de abril de 2024
Investindo em tecnologia

Zé Parella inicia avalições online na rede municipal de educação de Ibaté

06 Out 2018 - 07h19Por Redação
Zé Parella inicia avalições online na rede municipal de educação de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Visando melhorias na educação do município, o Departamento de Educação iniciou em 2017 avaliações internas do 1º ao 5º ano buscando diagnosticar quais são os pontos negativos e positivos encontrados, pós correção e providenciando as estratégias metodológicas para sanar as dificuldades encontradas. Essas avaliações em 2017 ocorreram duas vezes e neste ano, estamos em sua 3º edição e para o ano de 2019, serão 5 edições. Essas avaliações são elaboradas pelos coordenadores pedagógicos da rede tendo como base o planejamento bimestral discutido e ponderado pelos professores no início do ano letivo.

Com o comprometimento de todos, ou seja, o trabalho pedagógico em sala de aula realizado pelos professores apoiados pela equipe gestora, as escolas da Rede Municipal de Ibaté alcançaram nesta última edição níveis satisfatórios no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) superando a meta esperada para 2021.

Neste contexto de buscar o melhor para a Educação, o Departamento de Educação e a escola Zeek Cursos, iniciam neste semestre, o projeto de Avaliações Online, pois a Rede Municipal vem investindo em tecnologia e inovação adquirindo equipamentos de informática e montando laboratórios ultramodernos nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

No ano de 2016, foi adquirido aparelhos de projeção multimídia e mais de 100 notebooks para apoio pedagógico e neste novo cenário, os alunos passaram a ter aulas de Inclusão Digitalque atendeda Pré-Escola ao EJA, perpassando pelos alunos do Fundamental, sendo assim, estão aprendendo e vivenciando as inovações tecnológicas que faz parte do cotidiano atual.

O impacto da tecnologia nas relações pessoais e sociais é sensível e dinâmico na sociedade atual. O tempo todo somos obrigados a adaptar nossas vidas às transformações da era da informação e do conhecimento, que evolui em grande escala e ritmo acelerado.

A educação, portanto, é diretamente impactada por este novo cenário. E pode ser imensamente beneficiada pela tecnologia, dando saltos de qualidade, promovendo avanços em equidade no acesso aos estudos, em contemporaneidade na aprendizagem.

Observando essa dinâmica tecnológica, o Departamento de Educação juntamente com a Zeek Cursos, elaboraram a avaliação Online, com isso, a aplicação da 3ª Avaliação Unificada do município deixou de ser física e passou a ser Online na EM Profª Neusa Milori Freddi, nas turmas de 4º e 5º anos, realizando um piloto para posteriormente implantarmos nas demais escolas que atendem esse público. Neste piloto, idêntico a avaliação física, podemos observar a rapidez dos resultados para que professores e coordenadores já iniciem intervenções e estratégias para sanar as dificuldades individuais apresentadas.

Leia Também

Últimas Notícias