quinta, 25 de abril de 2024
Região

Vacinação contra o HPV é intensificada pelo Departamento de Saúde de Ibaté

30 Set 2015 - 17h02
0 - 0 -

Na ultima semana o município de Ibaté, através do Departamento de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) e dando continuidade a essa tão importante vacinação, as agentes de saúde estão intensificando a campanha em escolas municipais e estaduais.

De acordo com o Assessor e Coordenador de Saúde Luiz Henrique de Oliveira, trata se de uma vacina Quadrivalente, ou seja, imuniza contra os 4 tipos de vírus que tem a maior incidência de causar doenças, que são as versões  de vírus  16 e 18 responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero e 6 e 11 responsáveis por 90% das verrugas genitais. 

“Esse ano as agentes de saúde iniciaram um trabalho de visita em todas as escolas municipais e estaduais do município para assim  proporcionar ao público alvo, meninas de 09 a 11 anos e que ainda não tomaram a vacina, a oportunidade de receber a dose contra o HPV”, conta o Assessor.

Luiz Henrique ainda destaca que a campanha também será intensificada nas unidades de saúde do município.  

“A Vacinação deve acontecer em 3 momentos na vida das meninas, sendo agora a primeira dose, a  segunda  após 6 meses e a terceira 5 anos após a primeira, lembrando da importância de não deixar de tomar nenhuma dose da vacina pois ela evita futuras doenças que podem atingir mulheres”, explica .

A Enfermeira Paula Salezzi Fiorano conta que até agora foram vacinadas 144 adolescentes entre a primeira e segunda dose.

“Meninas com mais de 12 anos só poderão ser vacinadas se ainda não tomaram a 1° dose”, explica.

PONTOS DE VACINAÇÃO:

Para receber a vacina, as adolescentes devem procurar as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde,  das 7h00 as 17h00, de segunda a sexta feira, e apresentar a Carteira de Vacinação. 

Leia Também

Últimas Notícias