sexta, 29 de março de 2024
Região

Vacinação contra “Hepatite A” começa nesta terça-feira no município de Ibaté

02 Set 2014 - 10h41Por Assessoria Imprensa Prefeitura de Ibaté
0 - 0 -

Começa nesta terça-feira, 02, no município de Ibaté a vacinação contra a Hepatite A. Essa é mais uma vacina a fazer parte do calendário de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde. 

A vacina será aplicada em uma única dose e direcionada a crianças de 1 ano até  1 ano, 11 meses e 29 dias e foi liberada para o estado de São Paulo a partir desse mês.

Para que todas as ações sejam feitas conforme os critérios técnicos de imunizações, o Departamento Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica promoveu  nesta segunda-feira, 01, uma capacitação para enfermeiras que trabalham nas salas de vacinas das Unidades de Saúde do município, a fim de esclarecer dúvidas e capacitar as equipes para atualização do novo calendário vacinal. 

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Francisca E.R de França informa que esta vacina passa a ser ministrada no esquema vacina de rotina e não é campanha. 

“Os profissionais receberam treinamento e estão aptos para atender nossa população. É muito importante a participação de todos para a prevenção contra a Hepatite A”, declarou a Prefeita. 

A vacina tomada na infância gera proteção para a vida inteira, evitando os casos graves e óbitos causados pela doença. Vale ressaltar que os pais ao procurarem as unidades de saúde do seu bairro para vacinação, terão as carteirinhas de vacinas atualizadas para possíveis vacinas em atraso

A vacina poderá ser administrada nas UBS (Unidade Básica de Saúde) nos bairros Jardim Cruzado e Santa Terezinha e nos PSF (Programa Saúde da Família) nos horários das 7h00 às 16h00.

HEPATITE A:

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada. O vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA 

Os sintomas da Hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade

A hepatite A é uma doença de curso benigno, mas potencialmente grave. Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir. Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células hepáticas nas primeiras seis a oito semanas da infecção.

RECOMENDAÇÕES:

Não comer frutos do mar crus ou mal cozidos, as ostras e mariscos são transmissores importantes do vírus da hepatite A. Evitar o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a procedência. Consumir água clorada ou fervida, especialmente nas regiões em que o saneamento básico possa ser inadequado ou inexistente. Lavar as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro. Verificar se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizado ou leve consigo os que vai usar no salão de beleza.

Leia Também

Últimas Notícias