quarta, 24 de julho de 2024
Saúde pública

Vacinação contra dengue começa nesta terça-feira (18) em Ibaté

18 Jun 2024 - 07h09Por Assessoria de Imprensa
Vacinação contra dengue começa nesta terça-feira (18) em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté, através da Secretária de Saúde e da Vigilância Epidemiológica inicia nesta terça, 18, a vacinação contra Dengue, com o público alvo crianças entre 10 e 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina pode ser encontrada de segunda a sexta-feira nas 7 unidades de saúde do município, das 8h00 às 11h00 e das 13h às 15h.

Esquema vacinal

A vacina foi desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas.

Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Contraindicações

- Hipersensibilidade à substância ativa

- Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.

- Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;

- Grávidas ou lactantes

Documentos necessários

Para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança, como RG ou certidão de nascimento, como também um documento original do responsável.

Leia Também

Últimas Notícias