quinta, 28 de março de 2024
Imunização em massa

Vacinação contra a gripe H1N1 tem porcentagem satisfatória em Ibaté

A meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% da população

23 Jul 2021 - 08h52Por Redação
A Secretária de Saúde convoca as pessoas, que ainda não se imunizaram - Crédito: DivulgaçãoA Secretária de Saúde convoca as pessoas, que ainda não se imunizaram - Crédito: Divulgação

Ibaté iniciou no dia 12 de julho a vacinação contra gripe H1N1 em toda a população da cidade. A campanha foi ampliada no Estado com o objetivo de possibilitar que mais pessoas pudessem se proteger contra o vírus Influenza.

A meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% da população. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, a porcentagem de pessoas imunizadas em Ibaté está satisfatória, chegando alcançar 100% de cobertura em alguns grupos.

Graças ao incansável e precioso trabalho das equipes de Saúde de Ibaté, levantamento realizado nesta quinta-feira (22), mostrou que 77,84% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos já foram vacinadas; gestantes 64,07%; puérperas 108,47%; profissionais da saúde 74,21%; idosos de 60 anos ou mais 85,30%; professores 99,20%; pessoas com comorbidades 100%; pessoas com deficiências 100%; caminhoneiros 100%; motoristas de transporte coletivo 100%.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, ressalta que pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções devem adiar a vacinação contra o vírus influenza. “Só poderão tomar a vacina se já estiverem completamente recuperadas ou se já passaram por, no mínimo, quatro semanas do início dos sintomas ou confirmação do diagnóstico. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas”, explica.

A Secretária de Saúde convoca as pessoas, que ainda não se imunizaram, para que procurem uma unidade de saúde mais próxima e se vacinem. “Aqueles que não se imunizaram contra a gripe H1N1 devem procurar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h, as Unidades de Saúde da Família Jardim América/Esfér, Jardim Cruzado I, Jardim Mariana e Jardim Icaraí”, orientou.

Oficialmente, a campanha no Estado de São Paulo acontece até sábado, 24 de julho, podendo ser prorrogada ou enquanto houver doses disponíveis do imunizante. “Lembrando que nossas unidades atendem de segunda a sexta-feira”, lembrou Elaine.

Para receber a vacina é necessário levar carteira de vacinação, documento com foto, certidão de nascimento ou o cartão SUS.

As vacinas contra a gripe H1N1 são disponibilizadas pelo Instituto Butantan, com produção integral e sem a necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1) pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Leia Também

Últimas Notícias