sexta, 19 de abril de 2024
Região

Técnica de enfermagem confunde vacinas e aplica frasco inteiro de Pfizer em bebê de seis meses

Caso ocorreu em Altinópilis e menina já teve alta

27 Jan 2022 - 15h45Por Redação São Carlos Agora
Técnica de enfermagem confunde vacinas e aplica frasco inteiro de Pfizer em bebê de seis meses - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Uma bebê de seis meses foi parar no hospital depois de receber, por engano, uma dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Altinópolis. A criança foi atendida em uma unidade de saúde da cidade e deveria tomar a vacina polivalente, mas a técnica e enfermagem confundiu as vacinas e aplicou a errada na criança.

O caso aconteceu em 17 de janeiro e, de acordo com informações da família, a mãe havia levado a filha para tomar a pentavalente, que previne contra coqueluche, meningite, tétano e hepatite. O erro ocorreu, de acordo com a profissional, por conta da cor da tampa das vacinas, que é a mesma.

Depois que o erro foi percebido, a criança foi levada ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde passou cinco dias internada. Ela recebeu alta na última sexta-feira (21) e passa vem, segundo a família.  

Outro lado

Procurada, a Secretaria de Saúde de Altinópolis confirmou o erro e declarou que a criança segue sendo observada. Também foi aberto um processo administrativo para apurar o erro cometido pela profissional.

“Por um equívoco da técnica de enfermagem, a criança foi vacinada com o imunizante da Pfizer. A secretaria, de pronto, tomou todas as medidas necessárias encaminhando a criança para avaliação médica no hospital da misericórdia local e, após, para o HC Criança, onde permaneceu internada para monitoramento até o dia 21 de janeiro”, afirmou.

Ainda segundo a prefeitura, a criança permanece bem e continua sendo acompanhada pela equipe de saúde do município. “Toda a ocorrência foi comunicada ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e foi aberto processo administrativo para apurar a conduta da técnica de enfermagem”, disse a administração, em nota. (Portal Thathi)

Leia Também

Últimas Notícias