sexta, 29 de março de 2024
Limpeza pública

Secretaria da Saúde informa que casos de dengue continuam estáveis em Ibaté

Trabalho contínuo contra a doença consiste em ações que são intensificadas para evitar o contágio e a proliferação do mosquito

27 Jul 2021 - 07h10Por Redação
Apesar da situação controlada em Ibaté, as orientações para eliminar criadouros do aedes aegypti continuam - Crédito: DivulgaçãoApesar da situação controlada em Ibaté, as orientações para eliminar criadouros do aedes aegypti continuam - Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta segunda-feira, 26, o número de casos confirmados de Dengue na cidade. Segundo os dados divulgados, até o momento, a cidade confirmou apenas quatro casos da doença.

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, reforça que eliminar criadouros ainda é a forma mais eficaz de combater o Aedes Aegypti. “Importante lembrar que o ciclo de vida do mosquito é de 7 a 10 dias. Por isso, se tirarmos 10 minutos por semana para realizar as ações recomendadas conseguiremos eliminar os focos”, explicou ela.

A Secretaria de Saúde de Ibaté realiza um trabalho contínuo contra a dengue, com ações que são intensificadas para evitar o contágio e a proliferação do mosquito. “As ações para eliminar criadouros devem ser constantes e realizadas pelos moradores de  todos os bairros, mesmo aqueles que não tenham casos registrados”, contou a coordenadora.

Segundo as previsões meteorológicas, há a possibilidade de chuvas nos próximos dias e, com isso, é importante que a população se atente às orientações e precauções para evitar água parada. “Se cada morador cuidar para que não tenha criadouros do mosquito em sua casa e em seu quintal, a cidade toda estará protegida. Ibaté está fazendo um bom trabalho e queremos melhorar ainda mais e com a ajuda de todos”, lembrou Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de Saúde.

Apesar da situação controlada em Ibaté, as orientações para eliminar criadouros do aedes aegypti continuam. Entre os principais cuidados que devem ser tomados, estão: manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, deixar as calhas d’água limpas de folhas, galhos e sempre desobstruídas, efetuar tratamento adequado em piscinas com cloro, fechar com tela e adicione sal ou água sanitária, semanalmente, em ralos e canaletas.

Elaine lembra que o trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e de Educação de Ibaté, tem resultado em ações de conscientização na cidade e no controle do registro de casos na cidade. “Todo mundo de mãos dadas para combater os criadouros do aedes aegypti faz com que não tenhamos dados alarmantes de dengue na nossa cidade”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias