sexta, 19 de abril de 2024
Região

Saúde: Ibaté realiza campanha de vacinação contra o HPV

14 Mar 2014 - 17h36Por Da Assessoria de Imprensa
0 - 0 -

O município de Ibaté iniciou nessa segunda feira, 10, a Campanha de Vacina contra o HPV (Pamiloma Vírus Humano).

Trata se de uma vacina Quadrivalente, ou seja, imuniza contra os 4 tipos de vírus que tem a maior incidência de causar doenças, que são as versões  de vírus  16 e 18  responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. e 6 e 11 respondem por 90% das verrugas genitais.

O governo Federal através do Ministério da Saúde priorizou para 2014 a Faixa Etária de meninas de 11 a 13 anos.

De acordo com Francisca de França, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, o município de Ibaté deverá vacinar no período de 10 de março a 10 de abril cerca de 800 adolescentes nessa faixa etária.

“Na primeira semana de campanha o município ultrapassou  a meta proposta pelo Ministério da Saúde que era de vacinar 30% dessa população. Um resultado muito positivo, pois as mães estão procurando os postos e trazendo suas filhas para receberem a imunização”, contou Francisca.

As doses para próximas semanas já foram distribuídas e a campanha deve ser intensificada em todas as unidades de saúde do município com o total apoio de outros departamentos e escolas estaduais e municipais. 

A Vacinação acontecerá em 3 momentos, sendo agora a primeira dose, a  segunda  após 6 meses e a terceira 5 anos após a primeira.

A Prefeita Lu Spilla visitou a UBS do Jardim Icaraí, onde conversou com as mães e adolescentes presentes.

“É muito importante você ver as mães acompanhando e orientando suas filhas, todas atentas ao problema e o mais importante, participando da campanha preventiva”, contou a prefeita.

Pontos de Vacinação: Para receber a vacinação as adolescentes devem procurar as  Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde,  das 7h00 as 17h00,  de segunda a sexta feira, e apresentar a Carteira de Vacinação.

Leia Também

Últimas Notícias