sexta, 19 de abril de 2024
Combate ao novo coronavírus

Saúde de Ibaté convoca faltosos de 2ª dose para concluir vacinação contra Covid-19

Secretaria Municipal informa conta que a maioria dos faltosos pertencem ao grupo de 20 a 29 anos

14 Set 2021 - 07h13Por Redação
Para receber a segunda dose da vacina não há necessidade de agendamento - Crédito: DivulgaçãoPara receber a segunda dose da vacina não há necessidade de agendamento - Crédito: Divulgação

Dados divulgados pelo site Vacivida mostram que 1.513 pessoas não retornaram às UBS's para receber o reforço da vacina contra a Covid-19 na cidade de Ibaté.

A secretária municipal de saúde Elaine Sartorelli Breanza, conta que a maioria dos faltosos, ou seja, 788 pessoas, pertencem ao grupo de 20 a 29 anos. “Metade desses faltosos são pessoas de 20 a 29 anos que estão com sua segunda dose atrasada e já deveriam estar imunizados, porém, não compareceram”, contou.

Elaine reforça que a imunização só pode ser considerada efetiva após a aplicação da segunda dose. “Quando a gente fala da primeira e da segunda dose, e da necessidade de tomar essa segunda dose, todos aqueles que não foram à uma das UBSs tomar a segunda dose, não estão completamente imunizados. Precisamos que essas pessoas venham se imunizar com urgência”, explicou.

Ela lembra que aqueles que tomaram a CoronaVac, o intervalo da primeira para a segunda dose é de até 28 dias, diferente da Astrazeneca e Pfizer que são 12 semanas.

“O próprio Ministério da Saúde orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo recomendado pelos laboratórios”, afirma Elaine enfatizando que a cidade não registrou falta de doses de nenhuma das vacinas disponíveis. “Em algumas cidades está faltando a Astrazeneca, aqui em Ibaté temos as segundas doses de todas as vacinas disponíveis”, contou.

Para receber a segunda dose da vacina não há necessidade de agendamento, basta levar a carteira de vacinação, CPF e documento com foto. A imunização continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Cruzado, Jardim Icaraí e Popular, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Também estão sendo realizados plantões aos sábados e feriados.

Elaine faz um apelo para que as pessoas faltosas compareçam na unidade e tomem a segunda dose. “As UBS's estão abertas e nossos profissionais, que tem se dedicado e trabalhado com muito amor e afinco para concretizar a imunização da nossa população contra a Covid-19, preparados para recepcionar a todos. Aqueles que trabalham durante a semana, podem ir aos sábados e feriados, portanto, não tem desculpas, pois há disponibilidade de horários pra todos”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias