quarta, 24 de abril de 2024
Região

Ribeirão Bonito: números de infectados por conjuntivite podem chegar a mil

17 Mar 2011 - 11h44

A cidade de Ribeirão Bonito vive uma epidemia de conjuntivite viral. A cidade que possui 12.126 habitantes registrou nas últimas três semanas mais de 700 casos da doença.

A cada dia, 60 novos casos da doença são registrados no hospital da cidade.  Esse número pode subir para mil, já que muitas pessoas não procuram os serviços de saúde.

Na principal escola da cidade com 600 alunos matriculados, 52 apresentaram a doença.  De acordo com a secretaria de Saúde de Ribeirão Bonito, a escola ainda está segura para as crianças, portanto não é preciso que os mesmos deixem de freqüentar  as aulas.

A prefeitura encomendou 600 frascos de colírio já que o estoque acabou devido a grande procura. O produto foi comprado por R$7,20 a unidade totalizando um investimento de R$4,3 mil. O antibiótico só pode ser vendido com a apresentação de receita médica.

Como muitas pessoas não têm a consciência de que a doença é contagiosa, a prefeitura investiu na campanha de prevenção com panfletos e também com um carro de som alertando à população sobre o risco da conjuntivite. 

Recomendações para não se contaminar
• Lave as mãos constantemente
• Lave as fronhas diariamente

• Evite levar a mão aos olhos

• Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza

• Evite apertos de mão, abraços e beijos na face

• Evite ambientes fechados e com muita gente: conduções lotadas, auditórios, escolas, certos ambientes de trabalho. O ar condicionado ajuda a disseminar a doença


Recomendações para quem já está infectado 

· Fique em casa
· Siga o tratamento receitado pelo médico

· Use óculos escuros

• Não compartilhe pertences como toalha, maquiagem e fronhas

Sintomas
Pálpebras inchadas
· Sensação de areia ou de ciscos nos olhos

· Secreção

·
Coceira
· Olhos vermelhos e lacrimejantes

Leia Também

Últimas Notícias