quarta, 24 de abril de 2024
Região

Quatro mil peixes serão soltos no Rio Mogi Guaçu

25 Fev 2016 - 09h21Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) estão apoiando a ação de um grupo de pescadores esportivos, que irá efetuar a soltura de quatro mil peixes juvenis, no próximo sábado (27), no Rio Mogi Guaçu.

A iniciativa faz parte do projeto Bracinho Vivo, criado por pescadores esportivos que possuem propriedades no Bracinho, Nova Grama, Frente Única e União, região próxima à cidade de Rincão, às margens do Mogi.

O pescador Valdir Gurian, representante do grupo, explicou como será a ação. "Essa é a segunda vez que o projeto realiza esse tipo de ação, a primeira soltura ocorreu em fevereiro de 2014, quando soltamos no rio cinco mil Pacus e Matrinchãs. Dessa vez serão exemplares de Piauçu, Piracanjuba, Pacu, Pintado e Cachara, com objetivo principal de ajudar no repovoamento do rio durante o período de piracema", disse Valdir Gurian.

Com o aval do Centro de Pesquisa e Treinamento Aquicultura (CEPTA), de Pirassununga, a ação, além de atende à questão ambiental, pretende divulgar a prática do pesque e solte.  "Com a orientação do CEPTA, optamos por adquirir e soltar peixes juvenis e não alevinos, já que a taxa de sobrevivência dos alevinos na natureza é de 0,01%, ou seja, para cada milhão de larvas, apenas 10 chegam à idade adulta. Com a soltura dos animais jovens essa taxa será maior e nossa ação terá resultados mais eficientes. Queremos ajudar o Meio Ambiente, para que ele continue a nos proporcionar alegrias com as pescarias", explicou Valdir.

Para o conselheiro e coordenador adjunto do CONDEMA, Kleber Luchesi, a sociedade civil deve, cada vez mais, colaborar com ações em defesa do Meio Ambiente. "O projeto Bracinho Vivo é um ótimo exemplo de ação bem sucedida da sociedade civil em favor do Meio Ambiente. Esperamos que outros grupos de pescadores esportivos se inspirem nele". O evento poderá ser acompanhado na página do Bracinho Vivo no Facebook. 

Leia Também

Últimas Notícias