quinta, 28 de março de 2024
Eficiência energética

Projeto da CPFL Paulista proporcionará economia ao Hospital de Ibaté

Instituição foi contemplada com a instalação de uma usina solar fotovoltaica e a substituição de lâmpadas com tecnologia obsoleta por LED

26 Fev 2021 - 07h09Por Redação
CPFL lembra que o principal objetivo do investimento é promover a sustentabilidade financeira do hospital - Crédito: DivulgaçãoCPFL lembra que o principal objetivo do investimento é promover a sustentabilidade financeira do hospital - Crédito: Divulgação

Como uma forma de reconhecimento à adimplência da Prefeitura de Ibaté – que está com todas as suas contas em dia – a CPFL Paulista contemplou o Hospital e Maternidade Municipal da cidade, com a instalação de uma usina solar fotovoltaica e a substituição de lâmpadas com tecnologia obsoleta por modelos mais eficientes, de LED. A iniciativa ajudará significativamente na redução do valor pago nas contas de energia elétrica.

De acordo com a empresa, essa iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (CPFL nos Hospitais) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que ajuda instituições públicas, filantrópicas e consumidores a reduzirem suas contas de energia.

A usina entrou em funcionamento na manhã desta quinta-feira, 25. À tarde, o técnico de implantação da CPFL Paulista, Jackson Godinho, capacitou os servidores públicos que serão os responsáveis pela manutenção da usina.

Esses profissionais foram orientados sobre o consumo consciente de energia elétrica e todas as informações técnicas da instalação e funcionamento do novo sistema. “São 350 placas fotovoltaicas que poderão gerar até 104 kWp. Essas placas são de silício, que transforma a luz solar em movimento de elétrons e, portanto, energia elétrica”, explicou Jackson.

O secretário municipal de Obras, Daniel Cardoso, ressalta que, na prática, o Hospital Municipal de Ibaté passará a gerar grande parte da própria energia elétrica que consome. “Estimamos que, com esse novo sistema, tenhamos uma redução de 40% da conta de energia do nosso hospital”, afirmou.

A CPFL lembra que o principal objetivo do investimento é promover a sustentabilidade financeira do hospital, substituindo equipamentos obsoletos e chamar atenção para o consumo consciente de energia. “Considerando o cenário atual de pandemia, a CPFL Paulista investiu fortemente em equipes para que as obras fossem executadas e beneficiassem o hospital no mais breve intervalo de tempo e com todos os protocolos de segurança”, afirma.

Para o prefeito José Luiz Parella, além da economia de energia e da qualidade na iluminação dos ambientes com maior durabilidade dos equipamentos, já que a lâmpada instalada tem cinco vezes mais vida útil que a convencional, o projeto possibilita investimentos em outras áreas, também prioritárias, sempre buscando a melhoria na eficácia e qualidade dos atendimentos para toda a população. “A cidade fica feliz e agradecida com o reconhecimento e investimento da CPFL Paulista. Por isso, a importância de mantermos todas as contas de energia em dia, pois se isso não tivesse acontecendo, fatalmente, não receberíamos esse importante investimento”, afirmou.

A iniciativa também contemplou as escolas municipais Brasilina Teixeira Ianoni e Jovina de Paula Pessente. “Como não foram utilizadas todas as lâmpadas de LED no hospital, redirecionamos o restante para as duas unidades escolares que apresentavam um maior consumo de energia elétrica”, finaliza Daniel Cardoso.

Leia Também

Últimas Notícias