quarta, 24 de abril de 2024
Região

Projeto Criança Ecológica terá início na próxima semana em Ibaté

28 Abr 2014 - 08h40
0 - 0 -

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através do Departamento de Educação e Cultura e o Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, inicia na próxima semana a edição do Projeto Criança Ecológica do ano de 2014, o qual teve sua primeira edição no ano de 2011 por iniciativa do ex-prefeito José Luiz Parella. 

Durante esta semana os coordenadores pedagógicos das unidades escolares estão trabalhando com os professores, para que haja uma mobilização e conscientização da importância do trabalho de cada um em sua sala de aula e a partir do dia 28/04, inicia-se de fato os trabalhos de coleta de reciclagem pelos alunos nos bairro.

O Projeto tem por objetivo despertar o interesse pela discussão sobre meio ambiente e provocar nos alunos atitudes de uma “criança ecológica”, fazendo com que eles transmitam, especialmente, no ambiente doméstico, os ensinamentos ecológicos aprendidos em sala de aula, tornando-se verdadeiros agentes de mudança na sociedade. 

O Criança Ecológica será desenvolvido em toda a Rede Municipal de Ensino de Ibaté/SP, com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. 

Para trabalhar o projeto, cada escola terá sua própria didática, os professores desenvolvem trabalhos com os alunos como elaboração de textos e peças teatrais sobre o meio ambiente, produção de paródias utilizando os temas ambientais do livro didático, inserção a Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico da escola, elaboração de cartazes comentando sobre a importância da reciclagem, promoção de ações de conscientização com a população local, oficinas de reciclagem, confecção de materiais diversos com produtos recicláveis e exposição destes, dentre outras ações.  

A entrega do material reciclável será feita pelos alunos nas escolas, posteriormente recolhidas pelos coletores da Coopercicla (Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Ibaté) onde serão semanalmente separados e comercializado.

A ação do Criança Ecológica, além de conscientizar as crianças, e ao mesmo tempo seus pais e pessoas próximas, tem como objetivo despertar também a atenção da sociedade de modo geral, uma vez que a reciclagem, a separação dos lixos e colaboração com a coleta seletiva, além de contribuir ativamente com o meio ambiente, que deve ser visto de forma interdisciplinar, não podendo falar sobre o tema sem englobar nele a ética, cidadania, valores e qualidade de vida. Não é só integrar o ser humano e sim inseri-lo integralmente no meio.

Assim como nas edições anteriores, como forma de incentivo, os alunos que mais arrecadarem materiais recicláveis serão premiados, como ocorreu nos últimos dias, onde a Prefeita Lu Spilla realizou a premiação referente ao ano anterior em seu gabinete e afirmou ser gratificante ver as crianças tão empenhadas e dedicadas em uma causa tão nobre. 

“Fiquei feliz, orgulhosa e emocionada ao ouvir eles contarem a maneira como cada um mostrou a seus familiares e amigos a importância do Projeto, além da total dedicação com que o fizeram”, contou Lu. 

De acordo com a Prefeita, além de conscientizar as crianças, as quais consequentemente passarão a cobrar atitudes dentro de suas casas e locais que frequentam, irá também contribuir com um aumento na coleta de matérias recicláveis, e consequentemente gerar maior renda para as famílias que dependem dessas coletas.

“É um projeto estimulante, que engloba muitos aspectos e tem como objetivo despertar em nossas crianças a importante preocupação com o meio ambiente, além de movimentar toda a família e aumentar as rendas dos coletores”, explicou.

Leia Também

Últimas Notícias