sexta, 19 de abril de 2024
Educação positiva

Programa disponibiliza internet gratuitamente à população em Ibaté

22 Ago 2018 - 15h10Por Redação
Programa disponibiliza internet gratuitamente à população em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Biblioteca Pública Municipal “Comendador Nello Morganti” disponibiliza acesso à internet e impressões de documentos gratuitamente via ao Programa Acessa SP a população de Ibaté.

O Acessa SP é um programa de inclusão digital criado pelo Governo do Estado de São Paulo em julho de 2000 para oferecer acesso gratuito à internet a toda a população do Estado.

A Biblioteca Municipal, em convênio com este programa, disponibiliza a todos os habitantes de Ibaté serviços de acesso à internet, onde os usuários podem acessar redes sociais, fazer pesquisas e até três impressões de documentos gratuitamente por dia, incluindo boletos, currículos, boletins de ocorrência, etc. Todos os postos possuem monitores que orientam e esclarecem as dúvidas dos usuários.

Qualquer pessoa pode usar o Acessa SP. No primeiro atendimento, o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentar o RG e assinar o Termo de Adesão. Nos demais acessos, basta apenas apresentar o RG. Menores de idade devem se cadastrar mediante autorização do responsável e apresentar cópias dos documentos de identidades de ambos.

Os postos de atendimento do Acessa SP em Ibaté estão instalados na Biblioteca Municipal, localizada na avenida São João, 1188, no Centro, e o horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira das 11h30 às 17h30.

BIBLIOTECA

Criada pela lei municipal número 341 de 22 de Março de 1967, com o nome de Biblioteca Pública Municipal, somente em 18 de junho de 1974, através da lei nº 385, é que passou a ser denominada Biblioteca Pública Municipal "Comendador Nello Morganti", em homenagem ao usineiro de Ibaté, que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade, sendo inaugurada em 23 de Junho de 1974.

A primeira bibliotecária foi a Maria Christina Pistelli Rodrigues Fontes, que tinha como auxiliares a senhora Loreci Conceição de Arruda Camargo e Isolina Vieira Larocca.

Desde o ano 1993, Ana Maria Guaratini Ibelli é a bibliotecária que se dedica com responsabilidade a biblioteca.

Como toda biblioteca é guardiã de documentos públicos e privados, a biblioteca "Comendador Nello Morganti", também guarda tais documentos em seu acervo. Possui livros desde os infantis, dos romances, até livros que de conteúdos para pesquisas estudantis; dicionários, enciclopédias, coleções, folhetos, jornais históricos com fotos relativas à cidade, fotografias, textos variados, como por exemplo, sobre personagens públicas do município e pessoas simples, mas que contribuíram para o progresso e desenvolvimento de Ibaté.

Assim, a Biblioteca "Comendador Nello Morganti", cumpre seu papel de conservar a memória histórica e cultural do município, colaborar com a formação das crianças e jovens que buscam na leitura momentos de lazer e ainda os auxilia nos trabalhos escolares através dos livros e computadores que estão à disposição de quem necessitar.

Leia Também

Últimas Notícias