terça, 16 de abril de 2024
Região

Professores participam de palestra sobre Inclusão Social em Ibaté

05 Out 2017 - 07h20Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Os professores da rede municipal de ensino de Ibaté recebem nesta semana, uma palestra com o tema "Sensibilização - Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida: Diversidade, Convivência e Inclusão".

A palestra está sendo realizada durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC's), sendo uma parceria entre a Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento Municipal de Educação e o SESC de São Carlos.

A atividade é teórica com conceitos e questões que objetivam promover a conscientização sobre a deficiência e potencialidades; minimizar dúvidas de pessoas que podem vir a ter contato direto com esse público; e ainda, uma "vivência prática", visando a facilitação da interiorização de conceitos importantes.

Os professores se reuniram, cada um em seu dia e horário, na Escola Municipal "Neusa Milori Freddi", e participaram da palestra realizada entre os dias 3, 4 e 5 de outubro, no período noturno.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destaca que é importante a discussão de temas como esse. "Em muitas situações nos deparamos, nas unidades de ensino, com crianças que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Os professores precisam saber como lidar com essa situação e, até mesmo, como orientar os demais alunos a tratar essas crianças, falando sobre a importância de ajudar e ter paciência", disse o chefe do Executivo.

Durante a palestra que ocorreu na terça-feira, 03, os professores tiveram a experiência de vendar os olhos e descobrir as dificuldades das crianças com deficiência visual.

Também foi debatida a Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência [Lei 13.146/2015], que está em vigor desde janeiro de 2016 e propõe a inserção do Desenho Universal para as devidas adaptações e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência, Visual, Mobilidade Reduzida, Idosos, Grávidas, Obesos etc.

Leia Também

Últimas Notícias