quinta, 18 de abril de 2024
Região

Prefeitura realiza semana contra a dengue em Araraquara

24 Nov 2011 - 11h46
0 - 0 -

Por meio das Vigilâncias Epidemiológica  e de Saúde Ambiental, órgãos da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura da seqüência, nesta quinta (24), em Araraquara, à Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, o Dia 'D', que começou no último dia 21 e vai até domingo, 27 de novembro.

No sábado, dia 26, será realizado um ato público em frente ao Paço Municipal, para enfatizar a necessidade da prevenção pela gravidade da doença.

Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, o objetivo desta semana é "sensibilizar e conscientizar" todos os segmentos da população araraquarense quanto às ações de combate contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o causador da dengue.

A campanha é desenvolvida com várias ferramentas de marketing, como a fixação de cartazes nos ônibus do transporte coletivo e a entrega de panfletos informativos sobre o mosquito.

Além disso, são realizadas ações práticas, como a distribuição de sacos de areia em supermercados e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e mutirão nas áreas de risco, com vistorias em telhados, calhas, rufos e também em caixas d'água.

O coordenador executivo de Vigilâncias em Saúde, Feiz Mattar, reafirma que também uma Feira Educativa itinerante circula nesta semana pela cidade, dando orientações e suporte para a prevenção contra a dengue e outros animais peçonhentos.

Feiz enfatiza a importância da colaboração da população na campanha, com a eliminação de todos os potenciais criadouros do mosquito, como locais ou recipientes que acumulem água, tanto dentro de casa como principalmente nos quintais.

Reforço

O gerente substituto da coordenadoria executiva das Vigilâncias em Saúde, Eduardo Tagliacozzo, acrescenta que funcionários da Vigilância Epidemiológica estão engajados na campanha nacional, com apoio do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue,  Guarda Municipal, servidores das UBSs e da CTA (Companhia Trólebus Araraquara), entre outros parceiros.

Segundo Tagliacozzo, também empresas da cidade estão envolvidas no movimento antidengue. "Nossos agentes treinaram funcionários de empresas de Araraquara e, com apoio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), eles vistoriam locais de trabalho para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti", explica.

Para reforçar a campanha de conscientização, será realizado neste sábado (26), em frente ao Paço Municipal, ato solene antidengue, envolvendo várias lideranças da cidade, além de secretarias e coordenadorias da Prefeitura.

Leia Também

Últimas Notícias