sexta, 29 de março de 2024
Segurança pública

Prefeitura de Ibaté realiza manutenção de locais públicos que sofreram furtos na fiação elétrica

07 Jan 2022 - 06h35Por Redação
Os serviços já foram realizados em inúmeros pontos da cidade - Crédito: DivulgaçãoOs serviços já foram realizados em inúmeros pontos da cidade - Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando a manutenção da iluminação de locais que sofreram furtos de cabos de energia elétrica na cidade, nos últimos meses.

Essa prática criminosa reflete diretamente na interrupção do fornecimento da iluminação pública nos diferentes pontos da cidade e, o que é pior ainda, quem arca com as reposições dos fios elétricos e de todo o material à ser reposto, é a própria Municipalidade, ou seja, com os recursos recebidos de impostos pagos por cada cidadão, que poderia estar sendo investido em outras melhorias.

Além da substituição dos materiais furtados, o trabalho consiste na reposição de lâmpadas queimadas e/ou quebradas, nos reparos de braços, troca de reatores e outros serviços necessários para a manutenção.

Os serviços já foram realizados em inúmeros pontos, entre eles, na Pirâmide Mata do Alemão; na Pista de Saúde/Ciclovia do Distrito Industrial, local este que tem sido o maior alvo de furtos; no trevo de acesso ao Jardim Cruzado; nas Praças do Jardim Menzani, São Cristóvão, Jardim Mariana, bem como, no Campo de Areia e Playground da Pista de Motocross do Jardim Mariana, entre outros locais.

Everaldo Trevisan, um dos responsáveis pela execução dos serviços, ressalta que os trabalhos estão sendo realizados conforme o cronograma de prioridades. “Infelizmente, alguns pontos sofrem furtos do cabeamento de cobre com muita frequência”, relatou. “Necessitamos o apoio da população, que pode ajudar com informações e denúncias às autoridades, possibilitando identificar e encontrar os possíveis receptadores/financiadores de cabos de cobre”, completou.

Nem mesmo concretando as caixas de passagens foi o suficiente para evitar o furto da fiação elétrica. “Era uma medida para dificultar a retirada desses cabos, porém, no prolongamento do Distrito, chegaram a furtar com conduíte e tudo”, conta Everaldo.

A Guarda Civil e a Fiscalização Municipal de Ibaté, com o apoio das polícias Militar e Civil, tem intensificado a fiscalização de locais que estariam receptando esses materiais, chegando a lacrar alguns deles por falta de Alvará de Funcionamento. “Importante que todos nos ajudem, denunciando”, solicitou o comandante da GCM, Vitor Reis.

Everaldo fez questão de lembrar que a manutenção da iluminação dos postes localizados em vias públicas continua sendo da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), e orienta a população solicitar reparos, quando necessário pelo número de telefone da Central de Atendimento: 0800 010 10 10. “A Prefeitura executa as demandas da iluminação de praças e prédios públicos e a CPFL continua sendo a responsável pelos serviços de troca de lâmpadas nos postes”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias