terça, 23 de abril de 2024
Limpeza pública

Prefeitura de Ibaté realiza dedetização contra pragas em bueiros e na rede de esgoto

Trabalho indicado para ser executado de seis em seis meses é realizado por empresa através de processo licitatório

22 Out 2021 - 07h06Por Redação
O método utilizado tem efeito imediato sobre baratas, escorpiões, aranhas, ratos e outros insetos - Crédito: DivulgaçãoO método utilizado tem efeito imediato sobre baratas, escorpiões, aranhas, ratos e outros insetos - Crédito: Divulgação

Pela segunda vez no ano, a Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando um importante trabalho de dedetização da rede de esgoto e bueiros para o controle de pragas, em todos os bairros da cidade.

Trabalho – indicado para ser executado de seis em seis meses – está sendo realizado por empresa contratada através de processo licitatório e contempla todos os bairros da cidade, consistindo na aplicação de inseticida em pontos de visita (Pvs) e nos bueiros.

“A gente faz a abertura do bueiro, dosa a quantidade de veneno aplicado em cada ponto e aplica a nebulização nos encanamentos da rede”, explica um dos funcionários da empresa.

O método utilizado tem efeito imediato sobre baratas, escorpiões, aranhas, ratos e outros insetos, ajudando também no combate ao mosquito da dengue.

A empresa contratada para executar o serviço tem todas as licenças exigidas para realizar os procedimentos, além de profissionais altamente treinados e devidamente equipados.

O produto utilizado não é ofensivo aos seres humanos, e segue todas as recomendações do fabricante, do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.

A Prefeitura pede aos proprietários de lotes e terrenos na cidade para que façam regularmente a limpeza desses espaços afim de colaborarem com a eliminação de pragas, e ressalta que a Fiscalização Municipal segue notificando e autuando aqueles que não mantem suas áreas limpas.

DICA E PREVENÇÃO

Um fator agravante, muito comum nas residências, é a presença de caixas de gordura, ambiente favorável para a proliferação de baratas e escorpiões.

Importante que os moradores mantenham ralos fechados, caixas de gordura vedadas, pias e tanques tampados, bem como, fechem quaisquer outras aberturas para a rede de esgoto. Tais orientações devem ser seguidas sempre para diminuir as chances de insetos e escorpiões saírem pelos ralos.

A prefeitura tem realizado um trabalho permanente de limpeza da cidade. Os agentes de combate à vetores prosseguem com as visitas domésticas para orientar os munícipes quanto a prevenção contra a dengue e a proliferação de pragas.

Leia Também

Últimas Notícias