terça, 05 de julho de 2022
Qualificação na segurança

Prefeitura de Ibaté implanta Estágio de Qualificação Profissional na Guarda Municipal

O comandante Vitor Reis, explica que o EQP está sendo ministrado para todos os integrantes da corporação

13 Mai 2022 - 07h08Por Redação
Prefeitura de Ibaté implanta Estágio de Qualificação Profissional na Guarda Municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Ibaté (GCMI) finalizou no início de maio, uma parte do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), curso de requalificação e atualização deste ano, atendendo aos requisitos definidos por Lei Federal e Municipal, que determinam a realização do curso de 80 horas anualmente.

O comandante da GCM, Vitor Reis, explica que o EQP está sendo ministrado para todos os integrantes da corporação e tem como principal objetivo, transmitir conhecimentos técnicos e científicos voltados para a preservação da vida humana, segurança cidadã e atendimento ao público.

“O EQP visa capacitar os integrantes da nossa Guarda no uso de técnicas de defesa pessoal e armas não letais; capacitar a corporação a agir dentro dos princípios da legalidade, proporcionalidade e necessidade, quando necessário o uso da força; além de estreitar os vínculos com a comunidade, propiciando uma maior sensação de segurança”, contou o comandante.

Com realização nas dependências do Ginásio Municipal "Donato Rossito", o curso foi dividido em módulos, contendo aulas expositivas e dialogadas, além de dinâmicas e práticas, que foram ministradas por profissionais qualificados.

O Módulo I, II, III e IV, com 40 horas/aula, apresentou matérias de Programa de Gestão Pela Qualidade (PGQ), fornecido pela Escola CESCH, com conteúdo importante referente ao atendimento ao cidadão, como "Atribuições da Guarda Civil Municipal" e "Conduta Ética Profissional".

“Já os demais módulos, serão ministrados presencialmente, como Atendimento Pré-hospitalar; Abordagem Policial; Técnicas e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo; Gerenciamento de Crise, entre outros”, destacou Vitor Reis.

Após a finalização desses Módulos, serão considerados aprovados aqueles que obtiveram frequência no curso, bem como, nota igual ou superior a cinco pontos, aplicada pelo comandante da GCM, mediante avaliação dos critérios: assiduidade, comportamento, participação e desempenho.

“É uma inovação muito interessante. Esta reciclagem e troca de experiências entre os guardas é fundamental e nos ajudará muito no dia a dia. Poderemos prestar um serviço ainda melhor à população”, finalizou o comandante.

Leia Também

Últimas Notícias