sexta, 29 de março de 2024
Região

Prefeitura de Ibaté alerta população sobre risco das queimadas

28 Ago 2014 - 10h32Por Assessoria Imprensa Prefeitura de Ibaté
0 - 0 -

É de conhecimento de todos os munícipes o período de pouca chuva pelo qual o estado de São Paulo, mais especificamente a região Sudeste está enfrentando. 

Um dos períodos mais secos, em que a umidade relativa do ar está baixíssima, propícia para o surgimento de muitos focos de incêndio.

Uma cena que se tornou comum nos últimos dias nas margens das estradas e agora em terrenos e pequenas matas da cidade, espalhando fumaça e sujeira.

A par da realidade, a Prefeitura Municipal de Ibaté alerta a população sobre os riscos de se atear fogo a terrenos baldios, áreas urbanas e rurais,  trazendo riscos às residências e comércios, e também as margens das rodovias, onde as queimadas provocam redução drástica de visibilidade aos condutores e em decorrência disso, aumento na possibilidade de acidentes .

À vegetação seca, temperaturas elevadas, ventos fortes, entre outros fatores agravam e aumentam os problemas respiratórios provocados pela inalação da fumaça. 

Segundo a Prefeita Lu Spilla, nos últimos dias aumentou muito o número de queimadas no município.

 “É uma situação alarmante, pois frequentemente esta sendo registradas as reclamações de que algum lugar esta pegando fogo, além de que o ar está muito seco, e sem previsões de chuvas a umidade está cada vez mais critica.”, declara a prefeita

A Prefeita destaca ainda que, apesar de Ibaté ainda não ter sua própria Defesa Civil, o município conta com servidores treinados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. 

É importante lembrar que a pessoa flagrada provocando algum tipo de incêndio, seja de forma intencional ou acidental, pode responder pelo ato.

Saúde:

As queimadas provocam muito mais que desequilíbrio ecológico e poluição ambiental. Elas causam mal à saúde e são responsáveis por uma série de doenças. 

O tempo seco e a poluição atmosférica desencadeiam e agravam principalmente doenças respiratórias. 

Dentre os efeitos da poluição atmosférica provocada pelas queimadas está o ardor nos olhos, nas narinas e na garganta. E as pessoas que inalam a fumaça das queimadas estão propensas a ter asma, bronquite, rinite, sinusite, conjuntivite, algumas doenças que são conseqüência da exposição.

Leia Também

Últimas Notícias