quinta, 28 de março de 2024
Região

OMS informa que água do Broa está imprópria para banho

17 Out 2014 - 23h42
0 - 0 -

A Prefeitura Municipal de São Carlos, através de análise realizada pelo Instituto Internacional de Ecologia e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), informa que a qualidade da água da Represa do Broa, localizada nos municípios de Itirapina e Brotas, encontra-se imprópria para banhos ou qualquer contato direto da população com a água.

Para a conclusão da análise, o Instituto Internacional de Ecologia usou parâmetros da Organização Mundial da Saúde e do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), conforme resolução 274/2000, que mostram grande quantidade de coliformes fecais, muito acima do valor máximo tolerado, colocando em risco a saúde da população.

O estudo mostrou ainda quantidade inaceitável de clorofila para cianobactéria (Cylindrospermopsis raciborskii), cujos valores também estão muito acima do limite tolerado pela OMS.

Tendo em vista que estes resultados demonstram grande risco à saude humana, gerando implicações para toda a saúde pública, solicitamos que a população de São Carlos evite o uso ou contato com a água da Represa, evitando assim hepatite, doenças de pele, viroses, infecções da mucosa ou outros prejuízos à saúde, decorrentes da má qualidade da água.

Leia Também

Últimas Notícias