quinta, 18 de abril de 2024
Região

Novo Velório Municipal de Ibaté será atrativo no dia de finados

01 Nov 2012 - 09h42

No início da semana foram concluídas as obras do novo Velório Municipal. Durante o feriado de "Finados", as pessoas que visitarem o local para prestar homenagens aos seus entes queridos terão a oportunidade de conhecer as novas instalações.

O novo Velório Municipal, além de possuir quatro salas amplas e arejadas, cozinha, escritório, banheiros e um amplo estacionamento, chama a atenção pela beleza diferenciada de sua arquitetura e também pelas esculturas, as quais foram feitas pelo artista plástico internacional, Adelio Sarro Sobrinho, que disse ao prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, nunca ter visto um Velório particular, que dirá publico, do mesmo nível do novo Velório Municipal de Ibaté.    

A iluminação do espaço foi outro pronto tratado com muito respeito e atenção por Parrella. "Aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer fica aqui o meu convite para que passem pelo local durante a noite, onde poderão constatar que também a Rua Monsenhor Frederico, a que dá acesso ao Novo Velório foi contemplada com a construção de um novo e moderno canteiro central, além de um fina iluminação, o que proporciona maior segurança a todos que passam e moram neste local", afirmou.

O antigo velório tem apenas duas salas, as mesmas são muito pequenas e sem ventilação, além do local que era muito escuro, pondo em risco a segurança das pessoas.

Logo ao lado do novo Velório Municipal, encontra-se em fase final de acabamento, as obras da Nova Praça do Cemitério Municipal, que completará assim a nova arquitetura do local. Na ultima quarta-feira (31), foram colocados os monumentos na referida praça, também criados pelo artista Sarro.

Além da construção do Novo Velório, o Cemitério Municipal está sendo ampliado e reformado, uma vez que o espaço atual se tornou muito pequeno, sua entrada também será modificada, contribuindo com um melhor acesso.

Assim como todos os setores e departamentos da cidade, o Velório e o Cemitério, foram lembrados e tratados com o mesmo respeito e importância pela atual administração, pois apesar de ser um local que traz tristeza para as pessoas, é algo que faz parte da vida de todos, independente de classe social, raça ou crença. "Ibaté cresceu muito nos últimos anos, o antigo Velório já não era suficiente, infelizmente por muitas vezes, famílias precisaram dividir a mesma sala, disse o prefeito, que comentou também, "além da falta de espaço, é um momento intimo para familiares e amigos, o que deixava  a situação ainda mais desconfortável", concluiu.

Milhares de pessoas devem visitar os túmulos de seus entes e familiares queridos. Normalmente, as visitas se intensificam no período da tarde, porém, com o forte calor que faz na cidade, estima-se que este ano a movimentação será intensa já de manhã.

Em homenagem ao Dia de Finados, missas serão realizadas no cemitério durante o dia. Além das visitas e missas, o comércio também deve ficar bastante movimentado. Diversas barracas de flores, velas, doces, lanches e caldo de cana, devem ser montadas próximo ao acesso do Cemitério Municipal. A fiscalização da prefeitura marcará presença para orientar os comerciantes.

FINADOS - Para muitas pessoas, ainda é uma tradição as homenagens em alusão ao Dia de Finados, 02 de novembro. Pintar ou limpar túmulos, levar flores e acender velas, visitar cemitérios e fazer preces nesta data específica continua sendo um hábito forte em pleno século XXI. Acaba sendo uma oportunidade de lembrar aqueles que já partiram. Vale ressaltar que se trata de um costume praticado em sua maioria por católicos.

Leia Também

Últimas Notícias