sábado, 20 de abril de 2024
Enfrentamento ao novo coronavírus

Novo decreto municipal de Ibaté segue Plano São Paulo e permite sistema ‘take-way’

Até o dia 30 está a retomada do atendimento presencial nas lojas de materiais de construção, pet-shops, supermercados, postos de combustíveis e demais atividades essenciais

13 Abr 2021 - 07h16Por Redação
O cumprimento do novo decreto será fiscalizado pelas forças de segurança da cidade - Crédito: DivulgaçãoO cumprimento do novo decreto será fiscalizado pelas forças de segurança da cidade - Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté editou um novo decreto municipal nesta segunda-feira, 12, prorrogando as medidas de distanciamento social e de enfrentamento ao novo coronavírus [Covid-19].

O novo decreto segue as diretrizes da nova classificação do Plano São Paulo, anunciada pelo governador João Doria, na última sexta-feira, 9, que reclassificou todas as regiões do Estado, na fase vermelha, retirando a fase emergencial com maiores restrições.

As novas medidas valem até o dia 30 de abril e entre as alterações está a retomada do atendimento presencial nas lojas de materiais de construção e similares, de pet-shops, supermercados, postos de combustíveis e demais atividades essenciais, respeitando o horário que consta no alvará de funcionamento.

Para os comércios e serviços considerados não essenciais pelo governo do estado, poderão atender em esquema de drive-thru (retirada sem descer do carro), delivery (entrega na casa do comprador) e take-way (retirada diretamente no estabelecimento comercial, sem ter acesso interno ou aos funcionários). O sistema de drive-thru e take-way podem ser realizados das 8h às 20h e o delivery até às 24h.

O vice-governador Rodrigo Garcia explica que no take-away o cliente pode fazer a retirada presencial, porém, obrigatoriamente, o pedido deve ser realizado por telefone, Whatsapp ou outras redes sociais que a loja tenha colocado a disposição. Não é permitida a negociação no balcão da porta do estabelecimento.

As drogarias e farmácias também poderão funcionar com atendimento presencial, até às 22h e com delivery até às 24h.

Ainda de acordo com o novo decreto, continua vedada as celebrações religiosas [cultos, missas e demais atividades religiosas] de caráter coletivo, sendo permitida a produção de vídeos nos templos ou a transmissão ao vivo, com no máximo 10 pessoas. Os templos poderão continuar abertos para a manifestação da fé, individualmente.

As atividades e eventos esportivos de qualquer espécie e estabelecimentos destinados à prática de atividade física, sejam academias ou clubes recreativos ou sociais, também continuam vedadas. O Plano São Paulo também prevê a restrição do trânsito de veículos e pedestres das 20h às 5h.

O cumprimento do novo decreto será fiscalizado pelas forças de segurança da cidade, as quais realizarão fiscalizações em vários pontos com intuito de passar as novas orientações e autuar aqueles que já foram orientados, porém, insistem no descumprimento.

As denúncias devem ser realizadas pela própria população, através dos canais de atendimentos da GCM, que é o fone 153, e também no 190 da Polícia Militar.

Leia Também

Últimas Notícias