terça, 19 de março de 2024
Região

Lockdown total é prorrogado até sexta-feira em Araraquara

Cidade vive um colapso na área da saúde devido a pandemia de Covid-19

23 Fev 2021 - 17h25Por Redação São Carlos Agora
Rua do Centro de Araraquara vazia durante o lockdown - Crédito: RCIARua do Centro de Araraquara vazia durante o lockdown - Crédito: RCIA

Por mais três dias – quarta, quinta e sexta – o araraquarense terá que conviver com o lockdown total, estabelecido em decreto pelo prefeito Edinho Silva (PT). Assim, o isolamento que começou ao meio-dia do último domingo terá continuidade, ainda que o decreto anterior tivesse seu prazo de encerramento para esta terça-feira (23), às 23h59.

A medida já era esperada principalmente entre os integrantes do Grupo de Contingência que colocaram na mesa para debate as últimas informações sobre o comportamento da população em relação ao isolamento social. Outra observação que pesou nesta decisão está vinculada aos leitos de enfermaria e UTIs indisponíveis, chegando aos 100% de lotação.

Com esse decreto o município segue na Faixa Vermelha tendo no entanto medidas mais drásticas como – mercados fechados (apenas entrega por delivery, atendendo com 30% dos funcionários internamente, sem acesso ao público). O delivery é uma ferramenta exclusiva para mercados, não se aplicando a bares, restaurantes, que continuam de portas baixadas.

Outra determinação que causa grande impacto na população é o fechamento de postos de combustíveis que deverão funcionar apenas para o abastecimento de veículos públicos. Porém, farmácias estarão abertas e o transporte público parado, funcionando os serviços de aplicativo como Uber ou 99. Este tipo de atividade só poderá transportar uma pessoa, segundo o decreto.

Também já era de esperar que as indústrias tivessem sua produção paralisada, exceto empresas que não podem parar de forma alguma, por risco de perda de produto ou equipamento, diz o decreto a ser publicado com base no anterior. (RCIA)

 
 

Leia Também

Últimas Notícias