quinta, 18 de abril de 2024
Região

Lixo hospitalar é encontrado em terreno na Vila Xavier em Araraquara

08 Mai 2014 - 15h00Por Araraquara.com
0 - 0 -

Amostras de sangue, agulhas, seringas e caixas de remédios foram encontradas, na manhã de ontem, em um terreno na rua Miguel Veltre, na Vila Xavier, em Araraquara.

O material, descartado irregularmente com lixo comum e encontrado por moradores, poderia contaminar e causar doenças se manuseado.

De acordo com a fiscalização municipal que acompanhou o recolhimento dos tubos e seringas, os recipientes possuíam etiquetas com nomes que podem ser de animais de estimação. Por isso, a suspeita é de tenham sido descartados por uma clínica veterinária.

Segundo o gerente da Vigilância Sanitária Raphael Augusto de Arruda Souza Dosualdo, será feita uma investigação para chegar até o dono do material. “Com o lixo havia alguns papéis e vamos tentar encontrar os responsáveis pelo descarte”, explicou.

As agulhas e tubos foram recolhidos por uma empresa terceirizada e encaminhados para incineração. 

Responsável pode receber multa

Quem for flagrado descartando irregularmente esses materiais receberá um auto de infração da Vigilância Sanitária e será multado. O valor varia de acordo com os produtos, a quantidade de materiais e o risco que coloca a população.

Em nota, a Prefeitura explicou que a coleta de materiais hospitalares na cidade é feita por uma empresa contratada por licitação e que pelo menos 20 toneladas desse tipo de lixo são recolhidos mensalmente em Araraquara e depois incinerado. 

Leia Também

Últimas Notícias