quinta, 28 de março de 2024
Civismo

Jovens dispensados dos Serviços Militares juram bandeira em Ibaté

20 Ago 2019 - 08h57Por Redação
Jovens dispensados dos Serviços Militares juram bandeira em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Cerca de 300 jovens, que completam 18 anos em 2019, participam da solenidade de Juramento a Bandeira, marcada esta quarta-feira, 21, em Ibaté.

O evento acontece no Centro de Convivência da Melhor Idade, às 9h. Após o juramento, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), popularmente conhecida como “Reservista”.

O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 02 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completa seus 18 anos, na Junta de Serviço Militar (JSM).

A secretária da 46ª Junta de Serviço Militar de Ibaté, Marines Vergs, ressalta que a “reservista” é um documento de extrema importância. “Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir determinados documentos, entre eles, título de eleitor, além de não poder participar de qualquer concurso público”, contou.

Marines ressalta que o documento só poderá ser retirado pelos jovens que comparecerem na cerimônia. “Os rapazes que não puderem ir à cerimônia de juramento devem procurar a 46ª Junta de Serviço Militar para marcar o juramento que deverá ser feito em gabinete”, lembrou ela.

O prazo para a retirada do documento é de dois meses após o juramento a bandeira, depois disso, ele é incinerado. A 46ª JSM de Ibaté funciona de segunda a sexta-feira, na Prefeitura de Ibaté.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB), presidente da 46ª JSM de Ibaté, lembra que os jovens são dispensados devido à cidade não ter Tiro de Guerra. “Como Ibaté não temos Tiro de Guerra, os jovens são dispensados do Serviço Militar inicial, porém, caso precise, eles podem ser convocados para defender o Brasil”, disse.

O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado na rua João Alteia, 290, no bairro Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone (16) 3343-1252.

Leia Também

Últimas Notícias