sexta, 29 de março de 2024
Civismo

Jovens da classe 2019 participam do Juramento à Bandeira no Centro de Convivência da Melhor Idade

23 Ago 2019 - 07h10Por Redação
Jovens da classe 2019 participam do Juramento à Bandeira no Centro de Convivência da Melhor Idade - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A 46ª Junta de Serviço Militar de Ibaté realizou na manhã desta quarta-feira, 21, no Centro de Convivência da Melhor Idade, a solenidade de Juramento à Bandeira e de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens ibateenses alistados e dispensados da prestação do Serviço Militar, do ano de 2019.

Presidida pelo 2º Tenente, Sr. Robson Ronaldo Vidal Bezerra, delegado da 5ª Delegacia de Serviço Militar de São Carlos/ 5ªCSM, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, do vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez (que representou o prefeito José Luiz Parella); da presidente da Câmara Municipal, Regina Queiróz; do vereador Antonio Inácio Barbosa; da secretária da Junta Militar do município, Marines Vergs; e do comandante da Guarda Municipal, Vitor Reis e o sub tenente Clodan Ferreira chefe de instrução do tiro de guerra 02-035 são Carlos

Dos 300 jovens, 272 prestaram o Juramento à Bandeira e receberam seus certificados, ficando quites com o Serviço Militar. Marines Vergs ressalta que a “reservista” é um documento de extrema importância. “Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir determinados documentos, entre eles, título de eleitor, além de não poder participar de qualquer concurso público”, contou. “Os rapazes que não puderem ir à cerimônia de juramento devem procurar a 46ª Junta de Serviço Militar para marcar o juramento que deverá ser feito em gabinete”, lembrou.

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais. Todos os jovens que completarem 18 anos devem fazer o Alistamento Militar.

O tenente Vidal Bezerra elogiou a estrutura oferecida para a realização da cerimônia. “Uma das melhores da nossa região, com toda a certeza. A Prefeitura de Ibaté está de parabéns”, afirmou.

Durante o juramento, os jovens prometeram estar sempre prontos a cumprir com suas obrigações militares, atendendo as convocações de emergência.

Leia Também

Últimas Notícias