sexta, 29 de março de 2024
Criatividade

Ibateense busca superar doença criando games para o Google Play

23 Mai 2018 - 12h20Por Redação
Ibateense busca superar doença criando games para o Google Play - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Um jovem de 29 anos, morador de Ibaté, tem uma história de superação. Jhonatas Paolozza é casado, tem dois filhos (um menino de 9 anos e uma menina 1 ano e 8 meses), e durante toda sua vida sempre gostou de desenhar. “Nunca parei de desenhar e treinar”, contou.

Começou a trabalhar muito cedo no Supermercado Ruscito, onde se tornou açougueiro. Depois de mais ou menos uns 10 anos de profissão, teve um problema de saúde. “Meu corpo começou a desenvolver um tipo de alergia. Teve um início simples, mas após alguns anos, o caso foi ficando grave”, explicou.

Foi então que Jhonatas decidiu procurar ajuda médica e descobriu que tinha uma doença chamada “urticaria crônica espontânea”, uma reação por qualquer tipo de mudanças climáticas. “Tive que pedir demissão do meu trabalho, onde todos, vendo meu estado, se prontificaram a me ajudar. A situação piorou muito. Não conseguia sair no portão sem que tivesse crises alérgicas, muito fortes”, revelou.

O jovem lembra que em algumas vezes ele tinha choques anafiláticos, onde o seu coração já estava parando, simplesmente, pela mudança do clima. De família humilde, assim como a maioria dos brasileiros, Jhonatas precisava tomar um remédio de alto custo e não tinha condições de compra-lo. “Tive que entrar na Justiça para tentar um medicamento de altíssimo custo, como minha última esperança”, afirmou.

A doença também fez com que abandonasse a faculdade, pois já não conseguia mais. “Tinha conseguido o curso que queria, engenharia da computação, na Uniara pelo Fies”, disse.

As dificuldades começaram a aparecer. Durante três meses, sobreviveu apenas de doações de amigos, familiares e da igreja Avivamento Bíblico, que frequenta até hoje. “Em meio a tantos problemas, resolvi me empenhar em alguma coisa, senão acabaria muito pior. Como sempre gostei de desenhos, comecei a fazer cursos on-line, primeiro na área de 3D. Estudei os principais softwares 3dmax, maya e blender, depois parti para o 2D. Estudei ilustração digital, potoshop, ilustrator e outros”, revelou.

Foi nessa busca que Jhonatas obteve boas avaliações dos seus trabalhos. “Fui chamado para um trabalho grande como ilustrador e, há mais ou menos 01 ano, decidi montar meu primeiro joguinho para PC, que ficou entre os destaques do mês, nos principais grupos de estudo da área”, contou feliz.

O jovem não parou por ai. Ele conseguiu uma licença como desenvolvedor Google e passou a desenvolver seu primeiro game para Android. “Foram quase 04 meses de estudo, pesquisas e desenhos. Acabei optando por fazer um jogo no estilo de Galaga e Asteroids, porque sempre foram meus preferidos quando eu ainda era criança”, afirmou.

O game desenvolvido por Jhonatas inclui elementos da 1ª Guerra Mundial, aviões, dirigíveis, entre outros. Ele explica que a história segue a vida do Barão Vermelho, em busca de Justiça pela morte de seus amigos, os "Barões", pelo terrível general Klaus, que dirige um grupo terrorista chamado “Schädel”.

No dia 15 de maio desse ano, Jhonatas lançou na loja da Google Play, o game “Sky Plane Sky Fight”, que pode ser baixado no sistema Android de celulares. “Apesar de simples, vejo como uma grande conquista, pois junto com esse game, consegui a segunda doze do medicamento, após quase dois anos de luta na Justiça e já estou me sentindo melhor e com muitas ideias para novos jogos, que estão a caminho, pois a vida não para e enquanto Deus me der forças, estarei lutando, nem se for sentado mesmo”, contou.

“Quem sabe um dia, Deus dando força, não faça um projeto para que as crianças aprendam a fazer seus próprios jogos, pois é um mercado no Brasil que está em amplo crescimento”, finalizou Jhonatas.

Leia Também

Últimas Notícias