quinta, 25 de abril de 2024
Região

Ibaté: vacinação contra poliomielite começa amanhã

14 Jun 2012 - 17h35

Tem início amanhã, 16, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil).

A campanha se destina a crianças com idade abaixo de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias), que devem ser vacinadas independente de terem recebido a dose anteriormente. Somente em casos de  infecções agudas, febre acima de 38 graus, vômitos ou diarreias, é que a criança não poderá ser vacinada.

Todas as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação no período das 08h00 as 17h00. É importante que os pais não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação.

No ano de 2011, segundo a Enfermeira Responsável da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Ana Carolina Giangrossi, o município de Ibaté atendeu as expectativas, superando o número esperado de crianças a serem vacinadas. Para este ano espera-se o mesmo resultado, “os pais sabem da importância que estas gotinhas representam para a vida de seus filhos, e por isso cumprem com seu dever de bons pais zelando pela saúde e bem estar de seus filhos”, afirmou.

A Campanha de Vacinação conta com total apoio da Prefeitura Municipal, segundo o prefeito José Luiz Parella, é obrigação do município oferecer diversificados pontos de vacinação, facilitando assim a vida de todos, “no sábado todas as Unidades de Saúde estarão participando da Campanha, facilitando assim a locomoção e acesso aos pais, em todos os bairros da cidade”, afirmou o prefeito.

POLIOMIELITE OU PARALISIA INFANTIL: doença contagiosa causada pelo poliovírus (sorotipos 1,2,3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) provocando ou não a paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo, alcançando a corrente sanguínea podendo chegar ao cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios e provoca a paralisia flácida, podendo chegar a um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células do centro nervoso, que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Para a poliomielite não existe tratamento, o que realmente existe é a prevenção através de campanhas de vacinação, como acontece todos os anos no Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias