sábado, 20 de abril de 2024
Prevenção

Ibaté será pioneira no Estado com Protocolo de Segurança nas Escolas

14 Ago 2019 - 10h11Por Redação
Ibaté será pioneira no Estado com Protocolo de Segurança nas Escolas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Ibaté sai na frente, mais uma vez, em um projeto pioneiro no Estado de São Paulo. Na ultima terça-feira, 6, uma reunião entre autoridades municipais e estaduais, bem como, entidades representativas de vários setores, marcou o pontapé inicial da construção de um protocolo de Segurança nas Escolas Municipais e Estaduais.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) recebeu em seu gabinete, representantes da Policia Militar e Polícia Civil, da Diretoria Regional de Ensino, do Conseg Ibaté, entre outras, e parabenizou a iniciativa. “Este trabalho vai contribuir com a segurança das nossas crianças nas escolas estaduais e municipais. Todos sabem que tenho um carinho e atenção muito grande pelas nossas crianças, não só na questão da segurança, mas em todos os setores”, comentou.

O Governo do Estado enviou da capital para Ibaté, o capitão Willian Thomaz, assessor de Segurança Escolar, e Cyntia Silva Shulz, coordenadora do Programa Escola Mais Segura, ambos da Secretária Estadual da Educação, os quais destacaram a importância que o secretário da pasta Rossieli Soares, tem dado ao projeto, bem como, parabenizando a cidade pela iniciativa. “Ficará marcado na história, este início de trabalho para produzirmos um documento que será base para a Segurança nas Escolas, não só do nosso estado, como também de todo Brasil”, comentou.

Presente no encontro, o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior – São Carlos, coronel Valdemir Guimarães, destacou o empenho da Polícia Militar e o apoio que o prefeito Zé Parrella tem dado para a Segurança Pública.

O coronel Andrade também participou da reunião. Foi dele a ideia da criação de grupos de trabalho, sendo um grupo técnico e o outro civil social, os quais, separadamente, estariam conversando entre os assuntos pertinentes e, posteriormente, em reunião geral mensal do Conseg, expondo, elaborando e definindo o “Protocolo de Segurança”. “Mais uma etapa da nossa ideia, lá na Semana de Segurança Pública, foi cumprida. E é muito importante que sejam discutidos todos os temas, pois fica definido quais são as necessidades das escolas e trabalhos já desenvolvidos pelas mesmas para definirmos um Protocolo de Segurança que vai determinar como agir nessas situações”, destacou.

Débora Gonzalez Costa Blanco, diretora Regional de Ensino, destacou o trabalho que o Conseg Ibaté tem realizado. “Tivemos a Semana de Segurança Pública, onde muitos trabalhos são desenvolvidos com o apoio do Executivo, e dentro deste evento foi que surgiu essa ideia de se construir este protocolo de segurança”, enfatizou.

O vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez (PSDB) também tem acompanhado e participado da elaboração desse plano. “A união faz a força e aqui em Ibaté vai garantir que tenhamos um protocolo pioneiro em segurança escolar, o qual determinará como as escolas deverão agir em casos como o acontecido em Suzano, onde um aluno entrou e matou funcionários e demais alunos daquela escola. Só temos que elogiar o desempenho de todas as forças envolvidas e do nosso prefeito por abraçar e apoiar essa ideia”, afirmou.

A presidente da Câmara Municipal, Regina Queiróz, que também participou do encontro, elogiou a iniciativa. “Estamos felizes de saber que a nossa cidade será a pioneira da implantação de um plano importante para a segurança das nossas escolas, o qual servirá de modelo para todo o nosso Estado”, comentou.

O presidente do Conseg Ibaté, Augusto Neto, agradeceu a todos por atenderem ao convite, em especial, ao prefeito Zé Parrella por ter se colocado à disposição, dando total apoio à segurança. “Desde o início do seu mandato, o prefeito Zé Parrella tem atendido as demandas da segurança do nosso município”, afirmou.

Iniciado as discussões e deliberações, foi criado em comum acordo com todos os presentes, o Grupo Multidisciplinar para Desenvolvimento do “Protocolo de Ações em Prol da Vida”.

Leia Também

Últimas Notícias