quinta, 25 de abril de 2024
Região

Ibaté: Saúde Municipal realiza palestra no Centro Comunitário

18 Jan 2013 - 19h48
0 - 0 -

O Departamento Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (19), uma palestra sobre ensinamentos e cuidados básicos de higiene. O evento, realizado no Centro Comunitário João Baptista Lopes, foi organizado pela fonoaudióloga Danielle Santos Nascimento e contou com a parceria dos Agentes Comunitários de Saúde do PSF (Programa de Saúde da Família) do Jardim Cruzado e Prefeitura Municipal.

Danielle relatou que aproveitou o período de recesso escolar, para a realização de uma atividade diferenciada para as crianças, procurando mostrar paralelamente, a importância de se adquirir hábitos saudáveis de higiene pessoal.

O evento foi elaborado pelo setor de Fonoaudiologia Infantil e pelas agentes comunitárias. Diversas atividades, tais como, lúdicas, práticas de educação em saúde que possibilitem hábitos de higiene pessoal entre crianças, as quais se tornarão multiplicadoras no meio em que vivem, foram realizadas.

Para tornar a atividade ainda mais atrativa às crianças, os ensinamentos foram passados através de teatro, nomeação, reconhecimento, discriminação de objetos usados nos hábitos de higiene, montagem de quebra-cabeça envolvendo a temática, entre outros.

Na próxima sexta-feira (28), será a vez dos pacientes com idades acima de oito anos participarem da palestra. A fonoaudióloga conta que novas dinâmicas serão preparadas, de acordo com a idade.

 

Para o prefeito Dr. Alessandro Rosa, o evento é de extrema importância às crianças. “São temas atrativos, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento das crianças. É através de brincadeiras e atividades, que elas aprendem, e o melhor, praticam os conhecimentos adquiridos”, citou.

FONOAUDIOLOGIA: É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas às comunicações, oral e escrita. Ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores.

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial.

Leia Também

Últimas Notícias