sexta, 29 de março de 2024
Região

Ibaté participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar

26 Set 2017 - 15h33Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Prefeitura de Ibaté marcou presença no Encontro Nacional de Alimentação Escolar 2017 (Enconae), realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no Hotel Nacional Inn, na cidade de São Carlos. O município foi representado pelo presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), Alexandre Gaspar, e pela nutricionista Camila Gravena.

Para Alexandre Gaspar, a participação de Ibaté foi fundamental para adquirir novos conhecimentos e estreitar relações com diversos municípios. "O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo e abrangente do governo federal em ação no Brasil e é importante conhecer a legislação e dialogar com outros municípios para aprimorar a qualidade da merenda em Ibaté. Uma alimentação adequada contribui para que os alunos tenham um bom desempenho escolar", relatou Gaspar.

O evento contou com a participação de mais de 1.000 pessoas de todos os Estados, exceto Roraima. Foram 332 cidades presentes que tiveram oportunidade de capacitar-se e, assim, aperfeiçoar a qualidade da merenda oferecida nos municípios.

Para a nutricionista Camila Gravena, é indispensável a oferta de uma alimentação contendo os nutrientes de forma equilibrada. "Temos que ofertar uma merenda de qualidade e isso significa considerar as diversas faixas etárias para estabelecimento da quantidade de alimentos que será servida para cada aluno, atrelando o cálculo com o valor nutricional requerido. Assim, a quantidade de alimentos servida deve satisfazê-lo e oferecer nutrientes necessários para seu bem estar na escola", concluiu Camila.

Temas

Na abertura do evento, os palestrantes abordaram sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Ao longo do encontro, ainda, foram realizadas diversas oficinas, entre elas, sobre a agricultura familiar com o Dr. Cleunir Augusto Paris, do Rio Grande do Sul, e sobre prestação de contas com o Dr. Adriano Giglioli, conselheiro do CRC-SP, e Dra. Kaley Szymanski. Além das palestras vários estandes apresentaram os seus produtos e os últimos lançamentos e inovações do setor.

Para o prefeito José Luiz Parella (PSDB), a merenda de qualidade é fundamental para os discentes. "A merenda escolar é uma das nossas prioridades e fundamental aos nossos alunos. Em sua maioria, os hábitos alimentares consolidados na vida adulta são adquiridos durante a infância, momento marcado por muitas descobertas. Por essa razão, é fundamental estimular a criança, o mais precoce possível, a ter hábitos saudáveis", disse Zé Parella.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Leia Também

Últimas Notícias