terça, 23 de abril de 2024
Novos conhecimentos

Ibaté participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar

30 Set 2018 - 08h34Por Redação
Ibaté participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté marcou presença no Encontro Nacional de Alimentação Escolar 2018 (Enconae) realizado no último dia 27 de setembro no Centro de Eventos Bazuah na cidade de São Carlos. O município foi representado pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Alexandre Moraes Gaspar, Márcia Pisanelli, responsável pela merenda escolar, e pela nutricionista Camila Gravena.

Para Alexandre Gaspar a participação de Ibaté foi fundamental para adquirir novos conhecimentos e estreitar relações com diversos municípios. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o programa mais antigo e abrangente do governo federal em ação no Brasil, e é importante conhecer a legislação e dialogar com outros municípios para aprimorar a qualidade da merenda em Ibaté. Uma alimentação adequada contribui para que os alunos tenham um bom desempenho escolar”, relatou.

O evento contou com a participação de mais de mil pessoas de todo o Brasil, onde os presentes tiveram oportunidade de capacitar-se e assim aperfeiçoar a qualidade da merenda oferecida nos municípios.

Para a Márcia Pisanelli é indispensável à oferta de uma alimentação contendo os nutrientes de forma equilibrada. “Temos que ofertar uma merenda de qualidade e isso significa considerar as diversas faixas etárias para estabelecimento da quantidade de alimentos que será servida para cada aluno, atrelando o cálculo com o valor nutricional requerido. Assim, a quantidade de alimentos servida deve satisfazê-lo e oferecer nutrientes necessários para seu bem estar na escola”, enfatizou.

TEMAS

Na abertura do evento os palestrantes abordaram sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao longo do encontro ainda foram realizadas diversas oficinas, entre elas sobre Políticas Públicas de Saúde, sobre as novas diretrizes do manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, agricultura familiar e uma jornada técnica exlcusiva para os nutricionistas.

Além das palestras, vários estandes apresentaram os seus produtos e os últimos lançamentos e inovações do setor.

Para o prefeito José Luiz Parella (PSDB), a merenda de qualidade é fundamental para os discentes. “A merenda escolar é uma das nossas prioridades e fundamental para nossos alunos. Em sua maioria, os hábitos alimentares consolidados na vida adulta são adquiridos durante a infância, momento marcado por muitas descobertas. Por essa razão, é fundamental estimular a criança, o mais precoce possível, a ter hábitos saudáveis”.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Leia Também

Últimas Notícias