terça, 23 de abril de 2024
Direitos da Criança e do Adolescente

Ibaté escolhe novos conselheiros tutelares no dia 6 de outubro na EM Neuza Milori

13 Set 2019 - 14h30Por Redação
Ibaté escolhe novos conselheiros tutelares no dia 6 de outubro na EM Neuza Milori - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em todo o território nacional, no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, acontecem as eleições do Conselho Tutelar 2019. Em Ibaté, 17 candidatos disputam as 5 vagas disponíveis.

O voto é facultativo, ou seja, a comunidade não tem a obrigação de votar, porém, a ampla participação da população na escolha dos novos conselheiros é fundamental.

Os dezessete candidatos passaram por uma série de provas, inclusive teste psicológico e a participação popular na escolha desses membros é muito importante, pois são estes conselheiros que se tornarão os agentes da sociedade na defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Ibaté. Direitos esses que são assegurados pela Constituição Federal, ECA e demais leis infraconstitucionais.

Para participar do processo eleitoral de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, o cidadão tem que ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral na cidade de Ibaté e que esteja em dia com as obrigações eleitorais.

No dia da votação, o eleitor deverá comparecer à Escola Municipal Neuza Milori Freddi com documento de identificação com foto e o título de eleitor.

Os conselheiros eleitos pela maioria da população tomam posse a partir de 10 janeiro de 2020 e cumprirão mandato de quatro anos.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.

 

Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

CONFIRA OS CANDIDATOS QUE ESTÃO APTOS ÀS ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR:

 ·        Adilson Atanasio dos Santos

·        Andressa Nishihara

·        Denis André de Oliveira Mendonça

·        Durvalina Aparecida dos Santos Danielli

·        Flavia Regina Mazzari

·        Jaqueline Aparecida Moreira da Silva

·        Josiana Mendes de Oliveira Moraes

·        Leandro Aparecido Agostinho

·        Luciene da Mota Franco

·        Maria Luana Couceiro Ibelli da Silva

·        Natália Maria Santos Silva

·        Nilza Chiuzi

·        Priscila Taglialatela Cobra

·        Rafany Rodrigues Tertuliano

·        Rita de Cassia Andrade

·        Rosana Maria da Silva Santos

·        Vanessa de Melo dos Santos de Barros

Leia Também

Últimas Notícias