sábado, 20 de abril de 2024
Região

Ibaté: Departamento de Saúde realizará campanha preventiva de doenças respiratórias

18 Fev 2014 - 09h17

Com apoio da Prefeitura Municipal, a Vigilância Epidemiológica Municipal em Parceria com o Departamento Municipal de Saúde e Atenção Básica, juntamente com a Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual,  promoverá de 24 de fevereiro a 15 de março a “Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios” em todo o município.

O objetivo da Campanha é descobrir, tratar e curar precocemente os casos de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, por ser um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.

Neste período de campanha, em todas as unidades básicas de saúde, haverá uma mobilização com palestra em sala de espera e independente do motivo da procura, as equipes vão perguntar às pessoas sobre a presença e duração da tosse. Toda pessoa com tosse por tempo igual ou superior há 3 semanas serão convidados a realizar o exame.

Também serão intensificadas as buscas nos domicílios, com os pacientes atendidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família, e palestras nas escolas com distribuição do folheto informativo e aplicação do questionário identificador de sintomáticos.

Segundo a enfermeira da vigilância Epidemiológica Francisca E. R. de  França, são descobertos anualmente no estado de São Paulo aproximadamente 18 mil casos de tuberculose (TB).

“Embora a morbimortalidade venha apresentando tendência de declínio, descobrir, tratar e curar esses casos representa um enorme desafio”, informou a enfermeira.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna.

O bacilo é transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. O paciente deve procurar o Serviço de Saúde se apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se tiver febre e emagrecimento.

Leia Também

Últimas Notícias