quinta, 28 de março de 2024
Economia

Geração de empregos na indústria na região tem o pior resultado do ano

22 Nov 2018 - 13h06Por Redação
Geração de empregos na indústria na região tem o pior resultado do ano - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) apresentou resultado negativo em outubro. Cerca de 200 postos de trabalho foram fechados nos 12 municípios que integram a região. O número de demissões supera o mês de junho, quando a queda registrada foi de 100 postos de trabalho. A variação deste mês ficou em -0,52%.

O saldo é negativo também se comparado a outubro do ano passado, quando houve queda de 150 postos de trabalho. Apesar do cenário negativo, o acumulado no ano foi de 2,35%, representando um aumento de aproximadamente 800 postos de trabalho. E se considerados os últimos 12 meses, a média é de 250 postos de trabalho a mais.

A queda no número de contratações já era esperada, segundo o Ciesp - São Carlos. Basta observar o resultado de outubro dos anos anteriores: em 2017 houve queda de 150 postos de trabalho, em 2016 a baixa foi de 50 e em 2015 foram fechados 100 postos de trabalho no 10º mês do ano. O resultado segue a tendência da região para o segundo semestre, quando ocorrem mais demissões devido à entressafra.

INFLUÊNCIAS

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos no mês de outubro foi influenciado pelas variações negativas de máquinas e equipamentos (-5,72%), produtos têxteis (-0,52%), bebidas (-0,17%) e produtos de minerais não-metálicos (-0,05%), setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

SOBRE O CIESP

O Ciesp reúne empresas industriais e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal. Frequentemente, promove estudos e debates sobre temas de interesse dos associados e é o responsável por levar as demandas do setor às autoridades.

A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

* Os gráficos abaixo demonstram a evolução da Diretoria Regional - São Carlos nos últimos 24 meses e a comparação do mesmo mês nos anos anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias