sábado, 20 de abril de 2024
Região

Folia de Reis encerra festividades de final de ano em Ibaté

05 Jan 2013 - 12h10
0 - 0 -

Neste domingo, 6, é a data dedicada a Folias de Reis, em comemoração a tradicional e importante acontecimento religioso. Para marcar a data, que faz parte da programação de final de ano da cidade, a Companhia Folias de Reis de Ibaté irá se apresentar na Igreja Centenária e Presépio da Praça Central a partir das 20h.

A companhia é uma tradição de família, iniciada com os bisavós do de Alcides Luiz Filho, que hoje coordena junto com seu filho José Luiz e é composta por 35 pessoas, em sua maioria familiares. A Folia de Reis por eles cantada segue os ritmos baianos.

Além de prestigiarem a apresentação, os presentes terão mais uma vez a oportunidade de apreciar os presépios da Igreja Centenária e Praça Central, os mini presépios preparados por escolas e instituições locais, a casinha do Papai Noel e a tradicional decoração da praça central, a qual anualmente atrai um grande número de visitantes, vindos de outras cidades e estados.

FOLIA DE REIS

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o  Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares.

MISSA
Segunda-feira, 7, a partir das 20h na Igreja Centenária será realizada uma missa que marcará o encerramento das festividades natalinas. A celebração será presidida pelo Padre Carlos Alberto Giacone.

Leia Também

Últimas Notícias