sexta, 29 de março de 2024
Conscientização

Fiscalização e Guarda Municipal iniciam operação contra o cerol em Ibaté

02 Jul 2019 - 12h48Por Redação
Fiscalização e Guarda Municipal iniciam operação contra o cerol em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Julho é o período de férias escolares, onde as crianças e jovens aproveitam para brincar e se divertir no tempo livre. Com isso, aumenta as orientações e os cuidados em prol da segurança de todos.

Uma das brincadeiras mais praticadas pelas crianças é soltar pipas ou papagaios. Como todos os anos, a Guarda e o Departamento Municipal de Ibaté alertam sobre os riscos e perigos com o uso de cerol e cortantes nas linhas de pipas, que podem ocasionar graves acidentes e até a morte.

A Guarda e a Fiscalização chamam a atenção de todos, em especial, dos pais e responsáveis, para os cuidados com essa brincadeira. “A maior parte dos casos, envolvem motociclistas que passam por áreas onde as crianças e adolescentes empinam suas pipas”, comentou o comandante da GCM, Vitor Reis.

Nos casos fatais, é o pescoço do motociclista que entra em contato com a linha de cerol, provocando cortes profundos e mortes, praticamente, instantâneas. De acordo com especialistas, no pescoço passa uma artéria importante do corpo humano e o corte dela pode provocar um intenso sangramento levando até a morte, em poucos minutos. “Outros acidentes com cerol envolvem aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas, paraquedistas, skatistas e outros”, lembra Pedro Marques Dea, fiscal da Prefeitura.

Para ajudar na fiscalização, em 2005, foi sancionada pelo prefeito José Luiz Parella (PSDB), a Lei Municipal n°2172/05, que proíbe o comércio, a fabricação e o uso de cerol, resultando em multa para quem for pego com o material cortante.

A Guarda Municipal já efetuou algumas apreensões de linhas com cerol. “Primeiramente, a gente faz a orientação e apreende o material com o cortante. Em caso de reincidência, o setor de fiscalização é chamado e aplica a multa”, comentou Vitor Reis.

CEROL

Mistura de cola com vidro moído aplicado em linhas de papagaios, também conhecidos como pipas. Essa mistura é aplicada diretamente na linha que será utilizada para empinar a pipa, resultando em uma linha extremamente cortante, podendo causar inúmeros acidentes e riscos as pessoas e animais, em especial pássaros, que circulam pelos locais próximos, inclusive de morte.

Leia Também

Últimas Notícias