Menu
quarta, 01 de dezembro de 2021
Região

Festival de Dança de Araraquara começa nesta quinta-feira (8)

06 Set 2011 - 10h41
0 - 0 -

Mais uma edição do Festival de Dança de Araraquara - a décima primeira - chega à cidade, de 8 a 17 de setembro, numa realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e em parceria com o Sesc-Araraquara, Secretaria Municipal de Educação (Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira), do Governo do Estado de São Paulo através das Oficinas Culturais Lélia Abramo, PROAC e São Paulo Companhia de Dança.Com uma programação inteiramente gratuita, o Festival apresenta espetáculos, palestras, oficinas, cinema, palco aberto e aulas abertas nos bairros da cidade.

A abertura oficial será realizada no dia 08, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com a diretora da São Paulo Cia. de Dança, Inês Bogéa. As inscrições devem ser feitas no site da própria companhia (confira no final da matéria).

Espetáculos

A São Paulo Cia. de Dança é um dos grandes destaques da programação. Criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e dirigida por Iracity Cardoso e Inês Bogéa, a companhia apresenta no Festival, três de suas produções: "Inquieto", de Henrique Rodovalho; "Tchaikovsky Pas de Deux", de George Balanchine; e "Seis Danças", de Jiri Kyllian. Os três espetáculos podem ser conferidos na sexta e também no sábado, dias 09 e 10, às 21 horas.

Vale destacar que a SP Cia de Dança irá realizar uma apresentação a fim de contemplar os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e das escolas municipais, no dia 09, às 15 horas. Inscrições de grupos de alunos podem ser realizadas no site do grupo.

Entre os espetáculos convidados para o Festival, também estão: "Penetráveis", com Mariana Muniz, no Sesc (dia 14, às 20 horas); "Vira Lata do Lixo", com Ló Guimarães, no Teatro Municipal (dia 15, às 16 horas); e "O Canto da Sereia", com Cia. Escaravelhas de Dança, no Teatro Municipal (dias 16 e 17, às 20h30).

No dia 11 (domingo), às 19 horas, no Teatro Municipal, será realizado o "Palco Livre", com apresentação das coreografias de escolas de dança, academias e programas culturais de Araraquara. Já no dia 13 (terça), os alunos da Escola Municipal de Araraquara apresentam o espetáculo "Amigo Vinícius", às 20 horas, no Teatro Municipal.

Sobre os ingressos, vale lembrar que são gratuitos em todas as apresentações. Estes convites devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 13 horas, sendo que serão distribuídos até dois ingressos por pessoa.

Educação

A SP Cia. de Dança oferece duas oficinas para bailarinos, no dia 10: "Técnica Balé Clássico", com Bóris Storojkov, às 10 horas; e "Repertório e Movimento", com Karina Mendes, às 11h45 - ambas serão realizadas no Teatro Municipal. Inscrições gratuitas no site da companhia.

Na Escola Municipal de Dança serão realizadas três oficinas de dança: no dia 15, com Ló Guimarães, a partir das 10 horas; no dia 16, com a Cia. Excaravelhas de Dança, às 14 horas; e no dia 17, com Sandro Borelli, às 14 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo fone (16) 3322-7390.

Uma novidade dessa edição é a série de aulas "Dançando pela Cidade": de 09 a 16 de setembro, em diversos bairros da cidade, os educadores e alunos da Escola Municipal de Dança e do programa Oficinas Culturais Municipais, realizam aulas abertas e apresentações, às 9 e às 15 horas.

Ainda, o programa Cinema em Série, neste mês, vem dedicado à dança. A programação conta com a exibição de: "A última dança" (dia 05), documentário "Grupo Corpo 30 anos - Uma família brasileira" (dia 12), "Dançando no escuro" (dia 19), e "Chorus line - em busca da fama" (dia 26). Os filmes são exibidos na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, sempre às 20 horas. 

Faça sua inscrição online para abertura do Festival e demais atividades da SP Cia de Dança

 A abertura oficial do Festival de Dança de Araraquara será realizada no dia 08, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Inês Bogéa, diretora da São Paulo Cia. de Dança, apresenta o tema "Vida de Bailarino", em que introduz os participantes ao mundo e sentimento dos artistas da Companhia. Os interessados devem realizar suas inscrições gratuitamente, pelo site: www.saopaulocompanhiadedanca.art.br .

Este também é o endereço eletrônico para grupos de estudantes que queiram assistir o espetáculo do grupo, em sessão especial, no dia 09, às 15 horas, no Teatro Municipal de Araraquara.

Ainda, pelo site, os interessados em participar das oficinas da SP Cia de Dança, no dia 10, podem realizar suas inscrições.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias