Menu
domingo, 01 de agosto de 2021
Região

Exposição do Museu do Futebol chega a Araraquara

10 Nov 2011 - 11h07
0 - 0 -

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza a exposição "Olhar com Outro Olhar", em Araraquara. A mostra será aberta ao público no dia 10 de novembro, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, e tem a parceria da Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara. A itinerância é realizada em parceria com o Museu do Futebol e a prefeitura municipal. A entrada é gratuita.

Em "Olhar com Outro Olhar", uma única fotografia de jogo de futebol é apresentadas por meio de cinco recursos sensoriais - braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e audiodescrição. O público poderá utilizar as mãos e ouvidos para entender o conteúdo e significado da imagem. Os passos dos visitantes serão conduzidos por um audioguia, que sinalizará o trajeto pelo espaço.

"O Museu do Futebol é um exemplo de como a questão da acessibilidade universal pode ser enfrentada. Levar esta exposição para Araraquara é dar a oportunidade para que pessoas de fora da capital também conheçam esse trabalho", afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

De acordo com o curador da exposição, Leonel Kaz, "Olhar com Outro Olhar" propõe aproximar as diferenças. "Vai mostrar que cegos, surdos ou pessoas com mobilidade reduzida têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Vale a pena alargar nossos próprios sentidos e experiências de mundo", afirma.

A mostra também apresenta o universo do futebol de cinco, esporte praticado por pessoas com deficiência visual, em que o Brasil coleciona títulos. A primeira conquista veio com a medalha de ouro na Paraolímpiada de Atenas (2004) e a segunda, em Pequim (2008).

Em cartaz até  janeiro, a mostra pode ser vista às segundas-feiras, das 13h às 18h, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado à praça Pedro de Toledo, s/nº, Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3322- 4887.

A exposição faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está  a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

Museu do Futebol

O Museu Do Futebol é  administrado pelo IFB - Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, Organização Social de Cultura, entidade jurídica sem fins lucrativos que celebra seu objeto contratual junto à Secretaria do Estado da Cultura. Desenvolve um contrato de gestão que gera e rege o programa de trabalho e prestação de serviços.

SERVIÇO:

Exposição "Olhar com Outro Olhar"

Abertura: 10/11, às 10h

Período: de 10/11 a 15/01/2012

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº, Centro)

Horário: de segunda das 13h às 18h, terça a sexta, 9h às 12h e 13h às 18h; aos sábado das 9h às 12h

Informações: (16) 3322-4887

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias