quinta, 28 de março de 2024
Educação

Escolas Municipais de Ibaté celebram o Dia da Merendeira

03 Abr 2019 - 07h11Por Redação
Escolas Municipais de Ibaté celebram o Dia da Merendeira - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As escolas municipais de Ibaté comemoraram no último dia 31 de março, o “Dia da Merendeira Escolar”, que é comemorado em diversas datas, de acordo com o município ou estado.

Reconhecendo o trabalho e a importância de cada uma delas no ambiente escolar, na última sexta-feira (29) os alunos, professores, coordenação e direção da Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” homenagearam as funcionárias Janise Aparecida Rossi da Cunha Lima, Sueli Aparecida Machado de Almeida e Niedja Maria dos Santos como forma de agradecimento e valorização pelo excelente trabalham que realizam.

As escolas municipais Alice Rossito Cervone e Brasilina Teixeira Ianone, também fizeram várias homenagens às Merendeiras.

Os eventos foram marcados por alegria e emoção, e contou com a presença de autoridades locais. Na Julio B. Mendes, as merendeiras assistiram um vídeo elaborado em homenagem à elas, receberam flores e uma cesta de chocolates da direção e coordenação, uma caixa de bombom gourmet dos docentes, além de diversas cartas de agradecimento dos alunos.

O diretor Alexandre Gaspar ressaltou que as merendeiras fazem parte do processo pedagógico e frisou também sobre a qualidade da merenda oferecida aos alunos, e que os professores de sala (PEB I) e o professor de Educação Física Christiano trabalham com eles sobre a importância de uma alimentação saudável e os benefícios da prática regular de atividades físicas. “As merendeiras são responsáveis por um dos momentos importantes na vida escolar, a hora do lanche. A alimentação escolar faz parte do processo ensino e aprendizagem, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento e o rendimento escolar dos estudantes, bem como para a promoção e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados, de acordo com a aceitação e a necessidade nutricional das crianças. Alimentação balanceada e a prática regular de exercícios caminham juntas para uma qualidade de vida melhor, e são temas trabalhados em sala de aula, já que a obesidade é a segunda causa de morte no mundo e considerada epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A obesidade cresceu nos últimos anos no Brasil e exige uma série de mudanças no comportamento da população. Sendo assim, é nosso dever oferecer uma alimentação de qualidade e conscientizarmos nossos alunos para que as estatísticas mudem”, finalizou Gaspar.

A EM Profª Alice Rossito Cervoni fez várias homenagens às merendeiras,  iniciando com uma música de autoria dos alunos do 2º ano A, com auxílio do profº de Música, Raydson, juntamente com cartazes, cartinhas, desenhos, confecção de flores feitas por todos os alunos e presentes de todos da equipe escolar.

A diretora da unidade, Andreia Adriana Vieira Cintra, relatou que esta data não poderia passar em branco. “Justamente pela importância que nossas merendeiras têm dentro da unidade escolar, sendo esta uma atividade educativa que integra o cotidiano de todos aqueles que fazem a escola viva e atuante. Parabéns pelo belíssimo trabalho que vocês desenvolvem, sempre com muito amor, dedicação e carinho pelas nossas crianças”, relatou ela.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) agradeceu o empenho e a dedicação de todas as merendeiras pelo excelente trabalho que desenvolvem e destacou a qualidade da merenda nas escolas do município. “Em sua maioria, os hábitos alimentares consolidados na vida adulta são adquiridos durante a infância, momento marcado por muitas descobertas. Por essa razão, é fundamental estimular a criança o mais precoce possível a ter hábitos saudáveis. Por isso fazemos questão de oferecer uma merenda de qualidade, e as merendeiras são peças fundamentais, já que elas alimentam a alma. Agradeço profundamente toda a dedicação, zelo e apreço pelo trabalho que vocês realizam! Parabéns!”, comentou.

Leia Também

Últimas Notícias