terça, 23 de abril de 2024
Educação

Escola Municipal Julio Mendes conta a história de Ibaté

21 Jun 2019 - 09h05Por Redação
Escola Municipal Julio Mendes conta a história de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O mês de junho está sendo muito especial na Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”. No mês que a Encanto do Planalto comemora 126 anos, a Unidade de Ensino trabalhou com os alunos sobre a história do município no Projeto Leitura. O evento teve muita emoção e contou com a presença da presidente da câmara Regina Queiroz e do vice do prefeito Horacio Sanchez.

O diretor Alexandre Moraes Gaspar contou que o Projeto tem objetivo de incentivar a leitura, oferecendo espaços diferenciados e lúdicos. “Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros. Com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura, sendo assim, um dos nossos desafios é fazer que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso”, ressaltou.

Para a coordenadora Rosangela Aparecida Silva da Cruz, é importante que os discentes saibam sobre a história da cidade onde moram. “O Desfile Cívico já é marca registrada de Ibaté, mas pensamos em fazer algo a mais com nossos alunos, sendo assim no mês do aniversário do município eles aprenderam e apresentaram sobre a história do município, desde a sua fundação até os dias atuais”, comentou Rosangela.

Segundo o diretor todos os professores trabalharam a história do município em sala de aula, e os alunos do 5º A do professor Mauro Donizeti Zambulim e do 5º Ano C da professora Cristina de Souza Escudero apresentaram um teatro contando a história de Ibaté. “É necessário propiciar um ambiente positivo e agradável ao aluno, para que este consiga chegar ao encontro da leitura por um caminho prazeroso. Em meio a tantas distrações competindo com a leitura, não é mais possível um professor conseguir resultados com um simples convite. Exige-se muito mais que isso, principalmente quando levamos em consideração que a criança busca realizar atividades atrativas e prazerosas. Como de praxe, os professores estão desenvolvendo o Projeto Leitura e finalizando o semestre de forma brilhante, estimulando os alunos a refletirem sobre suas atitudes, transformando a realidade e colaborando com a formação integral do ser humano, tendo como fundamento os valores éticos. Em sala de aula os docentes apresentaram a história do município e para encerrar com chave de ouro sobre o tema os alunos do professor Mauro e da professora Cristina fizeram duas apresentações encantadoras. Foi um momento mágico e de aprendizado para todos!”, finalizou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) ficou encantado com a apresentação dos alunos e aproveitou para convidar toda a população para prestigiar as festividades em comemoração aos 126 anos de Ibaté.  “A apresentação dos alunos sobre a história do nosso município ficou espetacular. Parabéns para os alunos, professores, funcionários, coordenação e direção da escola Julio Mendes. Aproveito para convidar toda a população para prestigiar nossos eventos. Temos uma programação intensa e contemplando diversos gostos, porém, nossa festa só será completa se tiver a participação de toda a população ibateense. Deixo o meu convite para que todos participem das atividades e venham fazer parte dessa festa com a gente, pois a presença de cada um é muito importante. Ibaté é uma cidade que cresce e mantém viva sua história e suas conquistas", finalizou o chefe do Executivo.

Leia Também

Últimas Notícias