quinta, 28 de março de 2024
Educação

Escola Municipal de Ibaté desenvolve projeto sobre o Carnaval

01 Mar 2019 - 15h50Por Redação
Escola Municipal de Ibaté desenvolve projeto sobre o Carnaval - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O mês de fevereiro foi marcado pelo início do Projeto Leitura na Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”. Como uma manifestação cultural, “carnaval” foi o tema, mas não abordado como apenas mais uma data comemorativa, mas com um sentido histórico e cultural para o nosso povo.

Preocupada em formar bons leitores, a Unidade de Ensino deu início ao Projeto que tem o intuito de tornar a leitura um momento prazeroso para seus alunos. Segundo o diretor Alexandre Moraes Gaspar, a leitura possui uma função de extrema importância no ensino e aprendizagem, uma vez que a partir do desenvolvimento da sua competência esse aluno tornar-se proficiente em todas as disciplinas. Essa competência, por sua vez, será construída pelas práticas de leitura presentes dentro da sala de aula e no ambiente escolar, com a finalidade de formar leitores e produtores de textos aptos para o manejo claro e definido de diversos gêneros textuais. “O Projeto tem objetivo de incentivar a leitura, oferecendo espaços diferenciados e lúdicos. Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros. Conversamos com os docentes no início do ano letivo a respeito de alguns projetos, sendo um deles o Projeto Leitura, já que infelizmente com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas interessam-se por ela. Sendo assim, um dos nossos desafios é fazer que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso”, ressaltou.

Para o diretor o carnaval na escola é uma data muito esperada pelos alunos. “É um momento de diversão e manifestação artística e cultural. Quando pensamos em carnaval, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o samba, mas nossos professores abordaram o tema de forma muito criativa, despertando o senso crítico nos alunos. Para finalizar o tema as turmas do 3º Ano A da professora Josiane e do 3º Ano C da professora Eliane fizeram duas apresentações que encantaram alunos, professores e funcionários. Na sequência os alunos do Centro Cultural fizeram uma linda apresentação de Maracatu, samba de coco e baião, encantando a todos. Agradeço a presença da vereadora Regina Célia Alves de Queiróz, a coordenadora Rosangela Aparecida Silva da Cruz, todos os professores e funcionários da Unidade de Ensino que começaram o ano mostrando que é possível fazer um trabalho diferenciado. O nosso muito obrigado também aos alunos, a professora Iana Lopes Alvarez, ao professor Guga Santos, a secretária Patrícia e o diretor do Centro Cultural Josiel Gama, que abrilhantaram nosso dia com muita alegria e cultura”, concluiu Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) aproveitou a oportunidade para parabenizar toda equipe da Escola Municipal “Julio B. Mendes” e convidar a população para participar da matinê que será realizada na Pirâmide da Mata do Alemão. “Trabalhar o tema da forma que foi abordado é algo fantástico de se ver. Parabenizo ao diretor Gaspar, a coordenadora Rosangela e toda equipe pelo excelente trabalho. Aproveito a oportunidade para convidar nossas crianças para a matinê de carnaval que será realizada na Pirâmide da Mata do Alemão no dia 5 (terça-feira) das 14h às 18h. Será um dia de muita diversão, com direito a cachorro quente, pipoca e muitas brincadeiras. Esperamos todos vocês na terça-feira! Venha se divertir com sua família!”, finalizou o chefe do executivo.

Leia Também

Últimas Notícias